IX Memórias do Baobá discute história e cultura afro-brasileira no currículo escolar

Imagem: O Memórias do Baobá discute a história e a cultura afro-brasileira e a presença da população negra na constituição da brasilidadeOrganizado anualmente pelo Núcleo das Africanidades Cearenses (NACE) da Universidade Federal do Ceará, o Memórias do Baobá discute a história e a cultura afro-brasileira e a presença da população negra na constituição da brasilidade. As atividades formativas do evento são destinadas a educadores, integrantes de movimentos sociais e estudantes da educação básica e de graduação e pós-graduação.

Neste ano, o encontro ocorre de 20 a 24 de novembro, no Passeio Público, no Centro de Fortaleza, e na Faculdade de Educação da UFC (Rua Waldery Uchôa, 1, Benfica), com apresentações de trabalhos, oficinas, palestras, lançamentos de livros e rodas de conversa. Inscrições de ouvintes são aceitas até esta terça-feira (20).

A partir do tema "15 anos de Lei nº 10.639/03: pertencimento, espiritualidade e educação", que institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio, o evento debate os resultados da política curricular para estabelecer uma educação antirracista e pluricultural.

PROGRAMAÇÃO – Entre os convidados desta edição do Memórias do Baobá, estão pesquisadores de referência no campo das africanidades, como Vanda Machado (UFBA), Julvan Moreira (USP), Kiusam de Oliveira (USP), Heloísa Pires Lima (USP) e Wanderson Flor (UnB).

Na parte artística da programação, haverá o minicurso "Olhar do griot: jogos, valores e ensinamentos", com o ator e diretor teatral Isaac Bernat, além da performance de contos ancestrais da Diáspora Negra, com a cantora e atriz Maria Llerena. O IX Memórias do Baobá realizará pela primeira vez o Baobazinho, uma programação específica para crianças e pais ou responsáveis, pautada nos valores civilizatórios africanos.

Mais informações estão dispoíveis no site do evento.

Fonte: Núcleo de Africanidades Cearenses da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.