Procurar no portal

HUWC realiza Mutirão de Prevenção e Combate ao Câncer de Pele no dia 1º de dezembro

Imagem:  O mutirão tem como objetivos o diagnóstico precoce do câncer de pele e orientações sobre as medidas de fotoproteção (Foto: Ludmila Lelix)No dia 1º de dezembro, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), unidade do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), realiza a 19ª edição do Mutirão de Prevenção e Combate ao Câncer de Pele. O evento ocorrerá no Serviço de Dermatologia do HUWC (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo), situado ao lado da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, das 8h às 11h. Na oportunidade, serão distribuídas 300 fichas para atendimento. Por essa razão, recomenda-se que os interessados compareçam até as 10h de sábado (1º).

Para o chefe do Serviço de Dermatologia do hospital, José Wilson Accioly Filho, a campanha apresenta dois objetivos centrais: o diagnóstico precoce do câncer de pele e orientações sobre as medidas de fotoproteção. "Em 2017, realizamos 423 atendimentos, com a identificação de 50 casos de câncer de pele, que foram tratados cirurgicamente pelo Serviço de Dermatologia do HUWC", acrescenta o especialista.

Ainda segundo o dermatologista, se você apresenta mancha ou ferida que não cicatriza e continua a crescer, acompanhada de coceira, crostas, erosões ou sangramento, venha para o mutirão. O especialista acrescenta que também estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e sobre como suspeitar do câncer de pele, além da distribuição de filtro solar aos participantes.

Cerca de 30 profissionais de saúde e da área administrativa estarão envolvidos na ação no Hospital Universitário Walter Cantídio. Ainda segundo o dermatologista, todos os casos identificados no mutirão com necessidade de acompanhamento ambulatorial serão encaminhados para atendimento no próprio Serviço de Dermatologia do hospital, como ocorreu nas edições anteriores. Os casos cirúrgicos, se existirem, também serão tratados na unidade de saúde. Aqui no Ceará, além do HUWC, realizam ações semelhantes o Centro Dermatológico Dona Libânia e o Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

CASOS NO BRASIL – De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer de pele. Com a intenção de estimular a população para a prevenção e diagnóstico do câncer de pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) iniciou, em 2014, o movimento de combate ao câncer de pele batizado Dezembro Laranja. Em 2018, o tema é "Se exponha, mas não se queime". A ação ganha destaque com informações à população sobre a adoção preventiva de uma série de medidas fotoprotetoras e sobre a necessidade de procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento.

SERVIÇO
19º Mutirão do Câncer de Pele no Hospital Universitário Walter Cantídio
Quando – 1º de dezembro de 2018 (sábado)
Onde – Serviço de Dermatologia do HUWC (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo, ao lado da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand)
Horário – Das 8h às 11h. Na oportunidade, serão distribuídas 300 fichas para atendimento. Por essa razão, recomenda-se que os interessados compareçam até as 10h do sábado, dia 1º de dezembro.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do HUWC – fone: 85 3366 8183

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300