Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

Natchup, alternativa ao ketchup, será lançado nesta terça-feira (27), na Reitoria

Imagem: O pré-lançamento será a consolidação de parceria entre a Universidade e a empresa Frutã (Foto: divulgação)A Universidade Federal do Ceará fará, nesta terça-feira (27), o pré-lançamento do natchup, produto nascido de pesquisa realizada no Departamento de Engenharia de Alimentos. Trata-se de um ketchup diferenciado, feito a partir de acerola e totalmente natural, sem o uso de aditivos químicos ou corantes artificiais. O evento ocorre no auditório da Reitoria da UFC (Avenida da Universidade, 2853), às 19h.

O pré-lançamento será a consolidação de parceria entre a Universidade e a empresa Frutã, vencedora do processo de concorrência para a comercialização do natchup, que poderá ser degustado durante o evento.

Para a chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos, Lucicléia Torres, o natchup é uma oportunidade para que se aprofunde o processo de transferência de tecnologia da Universidade para o mercado. "Sabemos pesquisar e desenvolver, mas na hora de vender precisamos da empresa, que pode ser uma parceira muito importante", diz.

PRODUTO – Premiado com o selo Innovation durante o Salão Internacional da Alimentação (SIAL), realizado na cidade de Paris, em outubro deste ano, o natchup foi idealizado durante a disciplina Aspectos Básicos do Processamento de Frutos Tropicais, do Curso de Engenharia de Alimentos, e depois se tornou projeto de pesquisa desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Participaram do desenvolvimento do produto os estudantes Bárbara Denise, Caroline Filizola e Thiago Tajra.

A ideia do produto é que seja um alimento mais saudável e natural do que o ketchup tradicional, além de possuir características funcionais, já que é feito a partir da acerola, fruta rica em vitaminas A, B e C e nutrientes como cálcio, ferro e fósforo. A concentração de açúcar do natchup também é menor do que a do ketchup, feito com tomate e ingredientes artificiais, como corantes.

"O tomate, apesar de saudável e rico em nutrientes, tem um cultura sobrecarregada de agrotóxicos, algo que é uma preocupação para todo mundo hoje", explica a Profª Lucicléia. "Já a acerola, também muito rica, possui um cultivo mais orgânico. A principal vantagem do natchup se dá justamente por conta das matérias-primas que utiliza", justifica.

Fonte: Departamento de Engenharia de Alimentos da UFC – fones: 85 3366 9750 e 3366 9751

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300