Embaixador da França reforça compromisso em projetos no semiárido nordestino

Imagem: O embaixador Miraillet reforçou que a ReFBN tem os objetivos de reforçar a inovação e participar da definição e da configuração das políticas públicas futuras para a pesquisa científica (Foto: Ribamar Neto/UFC)A degradação das terras do semiárido brasileiro "está no coração das preocupações internacionais", afirmou ontem (25) o embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet. Ele participou da abertura da 2ª Reunião da Rede Franco-Brasileira pelo Desenvolvimento Sustentável no Semiárido do Nordeste (ReFBN), na Casa de José de Alencar, evento que segue nesta terça-feira (27). Segundo o embaixador, a redistribuição das atividades dos organismos franceses ao Nordeste, focados no desenvolvimento sustentável do planeta, é um forte sinal por parte do governo francês dessa preocupação.

O evento é a primeira atividade oficial da parceria firmada em julho entre a UFC e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), instituição francesa que atua há mais de 50 anos no Brasil em pesquisas e ações de desenvolvimento sustentável. O embaixador parabenizou a UFC por ter sido selecionada pelo Programa Internacional de Internacionalização (PRINT), do governo federal brasileiro, e afirmou que isso abrirá novas oportunidades no sentido de reforçar as relações entre a Universidade e a França.

Miraillet reforçou que a ReFBN tem os objetivos de reforçar a inovação e participar da definição e da configuração das políticas públicas futuras para a pesquisa científica. "A cooperação franco-brasileira se inscreve dentro das preocupações universalmente partilhadas", destacou. O desenvolvimento sustentável, defende, é um tema de grande importância na França e que inspira diferentes iniciativas no país que buscam conciliar o desenvolvimento econômico e social e a qualidade do meio ambiente. Conforme o embaixador, o tema do desenvolvimento sustentável tornou-se o horizonte comum entre Brasil e França.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Dessa forma, Miraillet afirmou que a embaixada se propõe a conectar sua expertise aos desafios e aos financiamentos internacionais. Junto à consolidação da ReFBN, irá atuar na busca de financiamentos bilaterais franco-brasileiros e de co-financiamentos por meio de instrumentos da Comissão Europeia ou de financiadores de fundos internacionais para os projetos conjuntos da rede. Para isso, defendeu que as pesquisas sejam melhor conectadas com as políticas públicas, a fim de que possam gerar mais impactos ao desenvolvimento da região.