UFC assina convênio com Universidade Independente de Angola

Imagem: Encontro ocorreu no gabinete do reitor, no Campus do Benfica (Foto: Ribamar Neto/UFC)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, recebeu, na tarde desta terça-feira (27), o vice-reitor da Universidade Independente de Angola (UNIA), Prof. Francisco Isaac Jacob, para celebrar convênio de cooperação entre as duas instituições. Uma das iniciativas do acordo já está em processo de elaboração: a realização de um curso de formação de professores.

Coordenado pela Profª Patrícia Holanda, da Faculdade de Educação, o Curso de Introdução ao Pensamento de João dos Santos: estudo sobre a pedagogia terapêutica é destinado à formação de professores angolanos. "Será um curso de 160 horas a distância, mas com alguns encontros presenciais, na metodologia que estamos chamando híbrida", explica a professora.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

O vice-reitor da instituição angolana visita a UFC até sexta-feira (30) com o objetivo de discutir com a Universidade os detalhes do curso, ajustando-o às necessidades locais e definindo o período em que será ofertado, encontros presenciais, bem como fazendo os ajustes no currículo do curso conforme a realidade da cultura africana.

O reitor da UFC, Prof. Henry Campos, destacou a importância da formação e da aproximação com as instituições de países africanos. "Nós temos muito interesse em estreitar esses laços com a África. Recebemos muitos alunos de pós-graduação, de graduação", comentou.

O vice-reitor da Universidade Independente de Angola, por sua vez, agradeceu a parceria com a UFC. "Acho que o protocolo que agora está a ser assinado vai alargar essa relação da UFC com Angola", afirmou o Prof. Francisco Isaac Jacob.

SEMINÁRIO – O vice-reitor da Universidade Independente de Angola participa, a partir desta quarta-feira (28), do I Seminário Intercultural de Formação de Professores: diálogos Brasil e Angola. Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, o evento segue até quinta-feira (29), no auditório do Museu de Arte da UFC.

Durante dois dias, professores, estudantes e pesquisadores discutirão a realidade e os desafios da educação em Angola e no Ceará. A ideia é apresentar e discutir a proposta de curso que será oferecida à UNIA.