Vice-reitor da Universidade Independente de Angola participa de seminário na UFC

Image: Da mesa de abertura do Seminário participaram a Profª Patrícia Helena, o vice reitor da UNIA, Prof. Francisco Isaac Jacob, e a Profª Antonia Lis de Maria Martins Torres (Foto: Viktor Braga/UFC)Em prosseguimento a sua agenda para concretização de parcerias com a Universidade Federal do Ceará, o vice-reitor da Universidade Independente de Angola (UNIA), Prof. Francisco Isaac Jacob, participa do I Seminário Intercultural de Formação de Professores: Diálogos Brasil e Angola, aberto na manhã desta quarta-feira (28) no auditório do Museu de Arte da UFC (MAUC).

O evento, promovido pela Linha de Pesquisa História e Educação Comparada (LHEC) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FACED) da UFC, termina nesta quinta-feira (29).

A abertura do seminário contou com apresentação artística do grupo de violões 30 cordas, seguida da mesa-redonda "Desafios atuais na formação de professores: Angola e Ceará". Participaram da mesa, além do vice-reitor da UNIA, a coordenadora do LHEC, Profª Patrícia Helena Carvalho Holanda; o coordenador do Laboratório Multimeios da FACED, Prof. Hermínio Borges Neto; a Profª Antonia Lis de Maria Martins Torres, integrante da LHEC; e a Profª Ana Cláudia Uchôa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Francisco Isaac Jacob fez um histórico do desafio da formação de quadros docentes em seu país, que viveu sérios conflitos armados internos de 1975 a 2002. Lembrou dos esforços feitos para enviar angolanos para se formar fora do país. Muitos partiram para Cuba, Rússia e Bulgária. Com o fim do conflito, ele conta que houve iniciativas para formação de professores de ensino médio, mas que até hoje Angola carece de políticas mais efetivas para formar quadros voltados ao ensino superior.

A vinda dele ao Ceará tem entre os objetivos a celebração de convênio de cooperação com a UFC e uma das iniciativas desse acordo já está em processo de elaboração: a realização de um curso de formação de professores. A medida foi acertada em encontro realizado na tarde dessa terça-feira (27), com o reitor Henry Campos.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

SEMINÁRIO – Durante o evento de dois dias no MAUC, professores, estudantes e pesquisadores discutirão a realidade e os desafios da educação em Angola e no Ceará. Ao final, a intenção é apresentar e discutir a proposta de curso que será oferecida à UNIA.

Na tarde desta quarta-feira, a programação continua às 14h30min, com discussão acerca do tema "Desenho pedagógico da educação a distância e a criação de um ambiente virtual colaborativo: o caso do Curso de Extensão de Introdução ao Pensamento de João dos Santos: estudo sobre a pedagogia terapêutica". Na mesa estarão as professoras Antonia Lis, Ana Cláudia Uchôa e o Prof. Márcio Daniel dos Santos Damasceno, diretor de Educação a Distância do IFCE/Fortaleza.

Nesta quinta-feira (29), o programa será retomado às 9h, com a palestra "Formação de professores no Ceará: a experiência do município de Sobral", a cargo do secretário de Educação daquela cidade, Prof. Francisco Herbert Lima Vasconcelos. Em seguida, serão feitas apresentação e discussão da proposta do Curso de Extensão de Introdução ao Pensamento de João dos Santos. A parte da tarde será dedicada à reunião de trabalho de integrantes da LHEC e UNIA.

Fontes: Profª Patrícia Helena Carvalho Holanda, coordenadora da LHEC; Prof. Hermínio Borges Neto, coordenador do Laboratório Multimeios da FACED – fone: 85 3366 7687