Brasileiros e estrangeiros compartilham pesquisas sobre tratamento de água

Imagem: O coordenador da equipe internacional do evento, Carlos Pestana (de preto), da Robert Gordon University, já realizou outros trabalhos com a UFC nos anos de 2016 e 2017 (Foto: Viktor Braga/UFC)Estudantes da Universidade Federal do Ceará, de outras instituições brasileiras e de três universidades estrangeiras apresentaram nesta sexta-feira (30), no Campus do Pici Profº Prisco Bezerra, suas pesquisas sobre o controle de cianobactérias em reservatórios de água, durante o II Workshop Selaqua. O evento, que é realizado no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização (PRINT) do Ministério da Educação, tem o objetivo de construir novas parcerias internacionais de pesquisa.

O Selaqua é a Seção Laboratorial de Qualidade de Água do Departamento de Engenharia Ambiental. O evento é realizado em parceria com a Robert Gordon University, em Aberdeen, na Escócia, e conta ainda com participantes da University of St. Andrews, também na Escócia, e da Queen's University, na Irlanda.

O coordenador da equipe internacional do evento, Carlos Pestana, da Robert Gordon University, já realizou outros trabalhos com a UFC nos anos de 2016 e 2017 e esse contato gerou a oportunidade do intercâmbio. Segundo ele, há perspectivas de construção de novas parcerias de pesquisa com a UFC. "Nós estamos no processo de criar materiais para serem testados aqui no Brasil no ano que vem, então terá mais colaboração extensiva no futuro", adianta.

Veja mais imagens do evento no Flickr da UFC

De acordo com o coordenador no Brasil do evento, Prof. José Capelo Neto, do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos, foram apresentados os resultados até o momento das pesquisas que têm por finalidade a melhoria da qualidade da água que é consumida pela população e que chega através do abastecimento público.

"Normalmente, se faz o controle de cianobactérias nas estações de tratamento de água. Por conta da poluição e do aquecimento global, esses microrganismos se multiplicaram. Portanto, em vez de melhorar ou adaptar as estações de tratamento a esse aumento de cianobactérias, o que geraria custos altíssimos, estamos estudando meios de controle nos próprios reservatórios", explica o professor.

A ideia é a instalação de equipamentos desenvolvidos pela UFC em reservatórios, os quais captariam energia solar para o seu funcionamento. "Com isso, além de termos o controle físico-químico da bactéria, teríamos o sombreamento dos reservatórios, com os painéis solares, o que reduziria a evaporação", adianta Capelo.

Imagem: A estudante de doutorado em Engenharia Civil-Saneamento Ambiental da UFC Marianna Correia apresentou sua pesquisa no evento (Foto: Viktor Braga/UFC)A estudante de doutorado em Engenharia Civil-Saneamento Ambiental da UFC Marianna Correia apresentou a pesquisa Control of cyanobacteria and their metabolites with the application of hydrogen peroxide. "Trata-se de aplicação de métodos de tratamento de água com o objetivo de eliminação de cianobactérias e os metabólitos produzidos por elas, como as cianotoxinas", esclareceu. Ela avalia como muito importante o intercâmbio com os pesquisadores estrangeiros. "Eles podem nos ajudar com sugestões para a melhoria da nossa pesquisa e eles também conhecem, por exemplo, cianobactérias que não existem por lá e que nós estudamos aqui. É uma troca de experiências", analisa.

O II Workshop Selaqua segue até o dia 5 de dezembro. Na próxima terça-feira (4), haverá visita ao açude Castanhão e às estações de abastecimento ETA Gavião e ETA Oeste, que abastecem a Região Metropolitana de Fortaleza.

PRINT – Realizado em inglês, o evento é relacionado com a pesquisa Combate aos efeitos e às causas das mudanças climáticas – construindo resiliência, selecionada no Programa Institucional de Internacionalização (PRINT) e coordenada pelo Prof. José Capelo Neto. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Antonio Gomes, abriu o evento falando sobre o PRINT. O programa foi concebido para desenvolver e implementar a internacionalização na pós-graduação. Na UFC, investirá R$ 17,5 milhões no período de quatro anos.

Imagem: O coordenador no Brasil do evento é o Prof. José Capelo Neto, do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (Foto: Viktor Braga/UFC)Segundo ele, a UFC está, no momento, fechando os contratos de financiamento com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). "Muitas das colaborações internacionais no âmbito do PRINT já existiam na Universidade, com outras fontes. É um processo que já vinha acontecendo. No caso desse workshop, o investimento vem das instituições estrangeiras parceiras, como uma ação de contrapartida", explica.

Além do II Workshop Selaqua, foi realizado neste mês de novembro, também no âmbito do PRINT na UFC, o 22th Tropical Medicine Research Center Meeting. Relacionado com a pesquisa Internacionalização da UFC em pesquisa translacional e epidemiológica em neurogastroenterologia, coordenada pelo Prof. Aldo Ângelo Moreira Lima, do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia, o evento teve como tema "Farmacologia e doenças infecciosas: novos vias moleculares". O encontro contou com palestras internacionais por meio de videoconferências.

Leia também: Evento no âmbito do PRINT, sobre cianobactérias, reúne brasileiros e estrangeiros

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos – fone: 85 3366 9180