Procurar no portal

Corredor Cultural terá carnaval e shows de Luiza Nobel e Seu Pereira e Coletivo 401 (PB)

Imagem: A banda paraibana Seu Pereira e Coletivo 401 é o destaque desta edição do CCB (Foto: Rafael Passsos)Em sua última edição de 2018, o projeto Corredor Cultural Benfica já declara aberto o carnaval no bairro e encerra sua programação com shows de black music cearense e rock paraibano. O quarto domingo do evento será no dia 9 de dezembro, com atrações gratuitas e abertas a pessoas de todas as idades, das 7 da manhã até as 21h.

O trânsito será novamente interditado entre a Rua Padre Francisco Pinto e a Avenida 13 de Maio, tornando o espaço livre para os frequentadores das atividades, que se desenvolvem na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853, Benfica) e arredores.

O evento é aberto às 7h, com a Ciclofaixa de Lazer da Prefeitura de Fortaleza. No palco montado na Av. da Universidade, o público pode participar, às 8h, de um aulão de zumba e conferir, a partir das 8h50min, shows de estudantes do Curso de Música da Rede CUCA, voz e violão com Stepherson Queiroz e Matheus Marçal, banda Summer Leaves, grupo de cantigas infantis Cai Cai Balão e grupo Compasso, com MPB e bossa nova.

Imagem: A programação do Corredor contempla pessoas de todas as idades (Foto: Rômulo Santos)BRINCADEIRAS NO JARDIM – A manhã será movimentada nos jardins da Reitoria da UFC. Sucesso de público, o projeto Brincarmóvel – Brinquedoteca Itinerante, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da UFC, fica estacionado das 8h às 12h, com seu acervo de brinquedos e jogos à disposição das crianças.

Também durante a manhã, ocupam o local o espaço científico da Seara da Ciência, a Feirinha de Orquídeas e Cactáceos do Orquidário da UFC, a Feira de Antiguidades e o projeto Palco Aberto, com atrações circenses.

Ainda pela manhã, o auditório da Reitoria sediará a mostra audiovisual do Dia Internacional da Animação, com curadoria da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Das 9h às 12h, serão exibidas animações de realizadores cearenses que integraram a mostra oficial do evento em 2017.

GAMES E SOLIDARIEDADE Dentro da programação do Corredor, a União Cearense de Gamers (UCG) promove no domingo, de 9h às 14h, o VI Natal Gamer Solidário. As atividades do evento se desenvolvem na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2951, Benfica) e incluem arenas de jogos de futebol, luta, dança, retrô e analógicos (jogos de tabuleiro). Também serão realizados campeonatos, palestras e sorteios de brindes. A participação se dará mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, tendo como destinatário da arrecadação o Lar da Criança Domingos Sávio, no bairro Vila União.

Imagem: A programação ocorre no entorno da Reitoria da UFC (Foto: Rômulo Santos)VISITAS GUIADAS, OFICINAS E SERVIÇO – As visitas guiadas continuam sendo uma opção da programação para quem curte arte e história. Às 8h, ocorre no Passeio Público a concentração para a Ciclofaixa Cultural, passeio ciclístico conduzido pela Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza, dedicado nesta edição às esculturas da exposição Cow Parade.

Às 9h30min, ocorre a visita ao Museu de Arte da UFC (MAUC), com o suporte dos museólogos da Instituição. Às 9h e às 11h30min, o Memorial da UFC guia os visitantes num percurso pelo interior do prédio histórico da Reitoria.

Leia também: MAUC terá visita guiada com Pedro Eymar e performance do grupo Balbucio

Está programada ainda a oferta das oficinas Primeiros Socorros, das 9h às 10h30min; Circo, das 9h às 12h; e Plantio de Condimentos, das 10h às 11h, todas nos jardins da Reitoria.

A área de estacionamento entre a Rádio Universitária e o MAUC abrigará, às 9h, a oficina Bordado Livre e, às 14h, cortejo de tambor de crioula com o grupo Papo de Tambor (CUCA Mondubim).

Além de conferir as atrações, o público pode aproveitar o Corredor Cultural para acessar diversos serviços da Prefeitura de Fortaleza e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza – ETUFOR. Quem gosta de jardinagem ainda tem como levar para casa mudas de plantas nativas, distribuídas gratuitamente pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA).

Imagem: A atriz e cantora Luiza Nobel, com seu espetáculo Baile Preto, anima a noite do Corredor a partir das 19h20min (Foto: divulgação)BLACK MUSIC CEARENSE E ROCK PARAIBANO – Quem estiver pelo Corredor à tarde, tem compromisso às 14h, em frente ao Gentilândia Bar. No local, ocorre o ensaio aberto do bloco de carnaval Hospício Cultural, que sairá em cortejo para continuar sua batucada às 17h, na Concha Acústica. Reunindo ex-integrantes do saudoso bloco Sanatório Geral e novos músicos, o Hospício Cultural foi criado com a proposta de ocupar no coração dos fortalezenses a lacuna deixada pelo Sanatório, que encerrou as atividades em 2016.

Às 18h, o Grupo de Dança Popular Oré Anacã transporta o público para a Amazônia com o espetáculo "Parintins em Festa", fruto de 10 anos de pesquisa e quatro viagens de imersão do coordenador Prof. Marcos Campos (IEFES) e de sua equipe. Com 14 coreografias que misturam danças, lendas e rituais amazônicos, os artistas recriam a disputa entre os bois Caprichoso e Garantido, inspirada no Festival de Parintins.

Às 19h, é a vez do grupo de dança NewFunk, que reúne moradores do bairro Demócrito Rocha, com faixa etária entre 30 e 50 anos, ensaiando passos do funk melódico que marcou os anos de 1980 e 1990.

Quem ocupa o horário das 19h20min é a atriz e cantora Luiza Nobel, com seu espetáculo Baile Preto. Além de canções consagradas da identidade negra no Brasil, como "A carne", de Elza Soares, e "Olhos coloridos", de Sandra de Sá, a artista também performa músicas autorais inéditas. Com repertório de percussão marcada e ritmo suingado, Luiza passa pelo samba, blues, maculelê, funk e soul, contando um pouco da história da música brasileira negra.

Imagem: Músicos da banda Seu Pereira e Coletivo 401 (Foto: Rafael Passos)A despedida do Corredor Cultural deste ano é com o show da banda paraibana Seu Pereira e Coletivo 401, que traz como principais influências o iê-iê-iê de Roberto e Erasmo Carlos durante a Jovem Guarda, o "rock rural" de Raul Seixas, a psicodelia nordestina de Zé Ramalho e o brega etílico de Reginaldo Rossi.

No show, os músicos adiantam faixas do disco de estreia, Seu Pereira e Coletivo 401 (2013), e do mais recente álbum, Eu não sou boa influência pra você (2017). Já tocaram em palcos Brasil afora, como no Festival Brasileiro de Ritmos Rasgadinho (SE), Festival de Inverno de Garanhuns (PE), Virada Cultural (SP) e WebFestValda (RJ), além de terem se apresentado além-mar, com performances em países da África e da Europa. A banda sobe ao palco da Concha Acústica às 20h.

A programação pode ser acessada no site do Corredor Cultural e na fanpage do evento no Facebook.

O Corredor Cultural Benfica é uma realização da UFC e do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE), com agradecimento à Enel; apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, da Coordenadoria Especial de Políticas de Juventude, da Secretaria Executiva Regional IV, da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Governo, do projeto Bom de Fortaleza, da Ciclofaixa Cultural e da Rede CUCA; parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA), do Brincarmóvel – Brinquedoteca Itinerante, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Secretaria de Cultura da UFC (SECULT-ARTE), do MAUC e do Memorial da UFC; e organização da Maestria Comunicação e Eventos.

Serviço:
Corredor Cultural Benfica 2018 – 4ª Edição
Data: 9 de dezembro de 2018 (domingo), das 7h às 21h
Local: entorno da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica)
Grátis

Fonte: Assessoria de Comunicação do Corredor Cultural Benfica – fones: 85 3366 7319 e 99101 2037

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300