UFC sedia nesta terça-feira (4) seminário sobre sistematização de informações em áreas distintas

Imagem: Logomarca do SERTINFA Universidade Federal do Ceará sedia, nesta terça-feira (4), o Seminário sobre Representação Temática da Informação Registrada em Documentos não Convencionais (SERTINF). O seminário é gratuito e aberto ao público. As inscrições são realizadas via formulário eletrônico.

A atividade, organizada pelos estudantes do quarto semestre do Curso de Biblioteconomia, sob a coordenação da Profª Virgínia Bentes, ocorrerá das 14h às 18h, no Auditório Rachel de Queiroz, na área 2 do Centro de Humanidades (Benfica).

PALESTRAS – Durante a tarde desta terça-feira (4), os participantes terão a oportunidade de conferir palestras sobre sistematização de informações em áreas como moda, comunicação e acessibilidade.

A programação começa às 13h30min, com credenciamento dos participantes. A primeira palestra será ministrada às 14h10min pela coordenadora de bibliotecas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-CE), Katiúscia Dias, que discutirá "A moda em tempos de informação: o acervo e a constituição da modateca do SENAC Ceará".

Em seguida, às 14h50min, Nadine Urçulano, iconógrafa da Plataforma de Educação do Sistema Ari de Sá (SAS), falará sobre "A necessidade de um banco de imagens no ambiente editorial". Às 15h30min, "A indexação de prontuários civis de identificação humana" será tema da palestra a ser ministrada por Luíza Nívea de Brito, bibliotecária da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE).

O seminário segue com as seguintes palestras: "A interlocução entre audiodescrição e indexação de imagens: um relato de experiência", às 16h10min, com a coordenadora da Comissão de Acessibilidade do Sistema de Bibliotecas da UFC, Clemilda Sousa; e "Indexação de imagens de matérias jornalísticas – Sistema Verdes Mares", às 16h50min, com Fernanda Aguiar, filmotecária do Sistema Verdes Mares.

Fonte: Profª Virgínia Bentes, do Departamento de Ciências da Informação – fone: 85 3366 7702