UFC promove hoje (5) conferência com o prestigiado sociólogo Boaventura de Sousa

Imagem: Em 2013, Boaventura esteve na abertura do Encontro Internacional de Ecologia de Saberes, na UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)O Colégio de Estudos Avançados da Universidade Federal do Ceará promove, nesta quarta-feira (5), uma conferência com um dos mais prestigiados sociólogos do mundo, o Prof. Boaventura de Sousa Santos, docente catedrático da Universidade de Coimbra (Portugal).

Ele fará a palestra intitulada "Epistemologias do sul e a defesa da universidade", seguida do lançamento de seu livro Na oficina do sociólogo artesão. O evento ocorre às 18h, no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, no anexo II da Assembleia Legislativa do Ceará (6º andar). Toda a comunidade acadêmica está convidada. As inscrições são on-line, por meio de formulário eletrônico.

SOBRE O CONVIDADO – O Prof. Boaventura de Sousa Santos é referência internacional na pesquisa sobre sociologia política e do direito, epistemologia, movimentos sociais, globalização e direitos humanos. O conceito de "epistemologias do sul", proposto por ele, versa sobre padrões de hierarquização na produção do saber e sobre a existência de normas epistemológicas dominantes, impactadas por contextos culturais e políticos.

O convidado coleciona várias honrarias acadêmicas, dentre elas: é estudioso destacado da área jurídica (distinguished legal scholar) da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), global legal scholar da Universidade de Warwick (Reino Unido), doutor honoris causa pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Faculdade de Direito da Universidade McGill, de Montreal (Canadá).

É diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça em Portugal. Boaventura também dirige o projeto de investigação ALICE – Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas: Definindo para a Europa um Novo Modo de Partilhar as Experiências do Mundo, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência na Europa.

Esta não é a primeira vez que Boaventura participa de evento da UFC. Em 2013, ele esteve na abertura do Encontro Internacional de Ecologia de Saberes: Construindo o Dossiê sobre os Impactos dos Agrotóxicos na América Latina.

Fonte: Secretaria Administrativa do Colégio de Estudos Avançados – fone: 85 3366 9218