Avanços na neurociência são temas de simpósios internacionais no dia 17; inscrições abertas

Imagem: O objetivo é criar um ambiente científico propício para estabelecimento e consolidação de parcerias e colaborações na pesquisa em sistema nervoso (Foto: divulgação)Células-tronco cerebrais, doenças cerebrovasculares e neurodegenerativas, neuronutrição. Esses são apenas alguns dos temas que pesquisadores brasileiros e estrangeiros discutirão durante o Simpósio Luso-Brasileiro de Neurociências e o II International Symposium in Neurosciences, que terão início no próximo dia 17, no Hotel Sonata Iracema (Av. Beira-Mar, 848, Meireles).

Os eventos serão realizados em paralelo, seguindo até o dia 20. As inscrições estão abertas até a data de início, através do site que reúne informações sobre ambos os simpósios.

O objetivo central é fomentar a integração dos pesquisadores e neurocientistas vinculados a programas de pós-graduação e de institutos ou centros em neurociência do Brasil e de Portugal, com a participação de alguns renomados neurocientistas dos Estados Unidos.

Destaca-se, por exemplo, a presença de Gregory Riggins, que é professor de Neurocirurgia e Oncologia na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, onde dirige o Laboratório de Pesquisa em Terapia e Biologia do Câncer no Cérebro. Suas pesquisas buscam identificar novas terapias anticâncer.

Além de cientistas da UFC como Reinaldo Oriá, Geanne Matos, Raquel Montenegro e Veralice Bruin, da Faculdade de Medicina (FAMED), haverá ainda a presença de Sofia Grade, docente do Departamento de Genômica Fisiológica na Universidade Ludwig e Maximilian de Munique, na Alemanha, e Ludmila Belayev, professora de Neurologia no Centro de Ciências da Universidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos.

De acordo com a organização, pretende-se criar um ambiente científico propício para estabelecimento e consolidação de parcerias e colaborações intra e interinstitucionais na pesquisa em sistema nervoso, além de discutir algumas questões relacionadas ao Programa Institucional de Internacionalização (PRINT).

Imagem: Logomarca dos simpósios A programação científica contará com palestras, debates e o workshop Métodos Avançados na Pesquisa de Células-Tronco Neurais. Confira os temas no site dos eventos.

A realização dos simpósios é fruto de parceria entre a UFC, através do Laboratório da Biologia da Cicatrização, Ontogenia e Nutrição de Tecidos (LABICONTE), coordenado pelo Prof. Reinaldo Oriá e vinculado ao Instituto de Biomedicina do Semiárido Brasileiro (INCT-IBISAB), e a Universidade de Coimbra, por intermédio do Prof. João Malva.

Fonte: Prof. Reinaldo Barreto Oriá, coordenador do LABICONTE – fone: 85 3366 8239