Corredor Cultural: MAUC terá visita guiada com Pedro Eymar e performance do grupo Balbucio

Imagem: Prof. Pedro EymarO Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) estará com uma programação especial no próximo domingo (9), junto à última edição de 2018 do Corredor Cultural Benfica. Além do pré-encerramento da exposição Nas aldeias: o cotidiano sob o olhar da juventude indígena no Ceará, haverá visita guiada conduzida pelo ex-diretor do museu, Prof. Pedro Eymar, e a performance Glossolalic Machine #1: "Cenacula", do grupo Balbucio.

Com uma vida inteira dedicada às artes plásticas e por 31 anos à frente do Museu de Arte da UFC, o Prof. Pedro Eymar retorna ao MAUC neste domingo (9), às 9h30min, como convidado especial para fazer uma de suas atividades prediletas: receber os visitantes. Será uma oportunidade de ter contato com histórias fascinantes apresentadas de um jeito peculiar por quem conduziu o museu que se tornou o principal da arte cearense.

Segundo a atual diretora do MAUC, Graciele Siqueira, "é impossível dimensionar a importância do Prof. Pedro Eymar para o MAUC". "Quantas exposições foram por ele pensadas e montadas no MAUC ou em outros espaços da UFC? Quantos estudantes tiveram a grata oportunidade de tê-lo como mestre do carvão, do pastel, do crayon, do óleo nas oficinas e ateliês? Números que se perdem, mas que equivalem em dimensões de grandeza ao seu amor pela arte, pelo MAUC e pela UFC", avalia.

Às 10h30min, na Sala de Cultura Popular, será apresentada a perfomance Glossolalic Machine #1: "Cenacula", do grupo Balbucio, conduzido pelo Prof. Wellington Jr, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC. Será um acontecimento especial para o MAUC e para o Balbucio, pois o grupo, que encerrou suas atividades há sete anos, se reunirá para realizar a performance que lhe deu origem no lugar em que ela aconteceu pela primeira vez, há 15 anos. A apresentação contará com os mesmos integrantes de sua primeira execução.

Imagem: Esta será a última vez que a performance Glossolalic Machine #1: "Cenacula" será realizada (Foto: Divulgação)"No salão do museu, os mesmos cinco homens de 2003, vestindo macacões industriais vermelhos e meias-calças roxas na cabeça, estão dispostos em círculo. A cada depósito de dinheiro feito pelo público, um pulso glossolálico, uma língua estranha. Desde a primeira apresentação, a performance foi revisitada pelo menos seis vezes em outros lugares. Esta será a última vez que a Glossolalic Machine #1: 'Cenacula' será realizada", destaca o Prof. Wellington Jr.

Na ocasião, será formalizada, junto à atual diretora do MAUC, a doação da performance ao Museu de Arte da UFC, tornando o MAUC um dos poucos museus no mundo, e o segundo do Brasil, a ter performances em seu acervo.

O MAUC está localizado na Av. da Universidade, 2854, no Benfica.

Fonte: Kathleen Silveira, assistente em administração do MAUC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.