Estudantes da UFC vencem etapa regional de competição mundial de siderurgia

Quatro jovens em pé, abraçados, posando para fotoPelo quarto ano consecutivo, a Universidade Federal do Ceará venceu a etapa regional do SteelChallenge, competição mundial de siderurgia organizada pela Steeluniversity. A equipe, formada pelos estudantes Bruno Saunders, Dylan Santos, Daniel Almeida e Mateus de Oliveira, do Curso de Engenharia Metalúrgica da UFC, agora vai representar o País na etapa mundial (categoria estudantil), que ocorrerá em abril, na Espanha.

A disputa ocorreu no dia 28 de novembro. De acordo com Dylan Santos, representante do grupo, os alunos teriam que fabricar um tipo de aço específico ao menor custo, através de simulação no computador.

"Os competidores foram encarregados de produzir um aço que atendesse aos requisitos técnicos ao menor custo por tonelada. Eles poderiam realizar corridas [rodada completa de produção de aço] ilimitadas da simulação durante o período de competição de 24 horas", explica.

A equipe venceu a etapa regional ao produzir um aço custando US$ 369,01 por tonelada, menor valor alcançado entre os competidores das Américas do Norte, Central e do Sul.

Agora, o grupo segue para a etapa mundial, que ocorrerá no dia 16 de abril de 2019, em Madri, na Espanha. Na ocasião, os estudantes competirão com os vencedores das outras três regiões: Ásia e Oceania; Europa, Comunidade dos Estados Independentes, Oriente Médio e África; e China.

Na 13ª edição, o SteelChallenge é uma competição internacional de siderurgia organizada pela Steeluniversity, iniciativa da Associação Mundial do Aço.

Fonte: Dylan Santos, estudante de Engenharia Metalúrgica da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.