Ceará perde seu grande mestre do empreendedorismo: José Dias de Macedo

"Compartilhar nossas descobertas é enriquecedor.
Não acredito em quem guarda informações só para si." (José Dias de Macedo)

A Universidade Federal do Ceará associa-se às manifestações de pesar pelo falecimento do empresário José Dias de Macedo. Aos 99 anos, morreu um cearense notável, um mestre do empreendedorismo, que desbravou os territórios da industrialização em nosso Estado e levou toda uma geração de lideranças empresariais a acreditar no futuro. A Instituição acadêmica nutriu-se do mesmo entusiasmo que o animava, quando também pensou – e consolidou – um projeto de redenção socioeconômica para o Ceará, colocando o ensino superior a serviço da sociedade e com ela compartilhando o conhecimento gerado no campus. Daí por que sintonizava com a mesma força criativa de J. Macedo e interpretava com idêntico otimismo as potencialidades de nossa terra e do nosso povo.

Construtor do primeiro moinho de trigo, do primeiro frigorífico industrial, da primeira cervejaria e das primeiras fábricas de transformadores e de pneus do Ceará, José Dias de Macedo notabilizou-se não apenas pelo pioneirismo, mas também pela visão social e postura ética, que lhe emprestavam dignidade ainda maior. Por esse perfil de grande liderança, nossa Universidade lamenta sua partida e externa, à família enlutada, profundas condolências.

Henry de Holanda Campos
Reitor da Universidade Federal do Ceará