Professor do Departamento de Ciências Sociais lança livro sobre história política da Bolívia

Imagem: O livro é resultado da tese do Prof. Clayton Cunha Filho (Foto: Eliane Loin/Embassy Brasília)O Prof. Clayton Cunha Filho, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, lançou, na última segunda-feira (10), na Embaixada da Bolívia, em Brasília, o livro Formação do Estado e Horizonte Plurinacional da Bolívia.

A obra busca compreender e explicar as influências das tradições Liberal, Indianista e Nacional-Popular na construção do atual governo boliviano, inaugurado com a Constituição de 2009. O livro reconstrói a trajetória dessas três tradições ao longo da história boliviana e retrata como a memória delas influenciou os contornos e as possibilidades de redefinição do atual Estado.

Segundo o Prof. Clayton Cunha Filho, a hipótese é que "esse Estado plurinacional, em sua tentativa de resolver a forte crise de legitimidade dos anos 2000-2005, nutre-se fortemente das agendas das três matrizes ‒ seja intencional e deliberadamente, como no caso do Indianismo e do Nacional-Popular, ou de maneira reticente, como no caso do Liberalismo ‒, de forma a tentar reconciliar o Estado com sua altamente heterogênea formação social".

O docente conta que a curiosidade em estudar a política boliviana surgiu durante sua primeira viagem ao país, quando ainda era estudante de graduação em Ciências Sociais na UFC. Ele fez mestrado e doutorado pesquisando essa temática. O livro, aliás, resulta de sua tese de doutorado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A obra pode ser adquirida por meio do site da editora Appris e nas principais livrarias do País.

Fonte: Prof. Clayton Cunha Filho, do Departamento de Ciências Sociais ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.