Oficina de Releitura de Pinturas para filhos de servidores continua com inscrições abertas

Imagem: Criança pinta em papelVisando despertar o olhar de crianças para obras de diversos pintores famosos, como Antônio Bandeira, Aldemir Martins, Chico da Silva, Descartes Gadelha e Raimundo Cela, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e o Museu de Arte da UFC (MAUC) promovem a Oficina de Releitura de Pinturas, voltada para filhos de servidores ativos e aposentados com idade de 5 a 10 anos. A atividade conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) e pretende estimular o processo criativo e a produção artística.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela Internet, através de formulário eletrônico. A oficina terá quatro turmas, distribuídas nos dias 9, 16, 23 e 30 de janeiro, das 13h às 17h, no MAUC. São ofertadas 12 vagas por turma. As inscrições podem ser realizadas até o domingo anterior ao dia da oficina.

METODOLOGIA – As crianças inscritas farão uma visita guiada às salas de exposição do MAUC, onde serão apresentadas obras dos artistas e suas biografias. Durante a leitura de imagem das telas, serão observadas as formas e as cores, discutidas as intenções do artista na produção da tela e os métodos e materiais utilizados.

Posteriormente, a turma será reunida na Sala Mestre Noza e o instrutor apresentará o material e suas possibilidades de uso. Com o acompanhamento do instrutor, cada participante escolherá uma das obras que viu durante a visita guiada para reproduzi-la com os materiais disponíveis segundo seu entendimento.

Solicita-se que cada criança leve água e lanche para a atividade. Os responsáveis devem observar se a criança é alérgica a tinta guache ou a cola branca.

Fonte: Divisão de Programas e Projetos Culturais da PROGEP – fone: 85 3366 7412