Fórum de Linguística Aplicada da UFC ocorrerá pela primeira vez em Portugal

Imagem: Fachada da NOVA FCSH (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas), da Universidade NOVA de Lisboa (Foto: Divulgação)O Fórum de Linguística Aplicada: Ensino e Aprendizagem de Línguas (FLAEL), projeto de extensão do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da Universidade Federal do Ceará, será realizado pela primeira vez no exterior. A edição de 2019 ocorre no período de 16 a 18 de janeiro, na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, tendo como tema central "Texto e gramática".

Sob coordenação da Profª Eulália Leurquin, que também está à frente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada, vinculado ao DLV, o FLAEL acontece desde 2006, sempre na UFC. A mudança de local neste ano se deu por convite da Profª Antónia Coutinho, da Universidade Nova de Lisboa. "Para nós é excelente e se alinha ao plano de internacionalização da UFC", diz a Profª Eulália sobre a parceria luso-brasileira.

Da UFC irá para Lisboa uma comitiva formada por 15 pessoas, entre alunos da graduação em Letras, professores do Departamento de Letras Vernáculas, além de docentes, estudantes e pesquisadores da pós-graduação em Linguística.

ATIVIDADES – A programação abordará questões teóricas e práticas ligadas ao tema "Texto e gramática". Na abertura do encontro, no dia 16, a Profª Eulália fará uma apresentação sobre a UFC. Ainda no primeiro dia, ela ministrará a palestra "Qual e como é o espaço da gramática no texto da Base Nacional Comum Curricular do ensino fundamental brasileiro?".

Com uma série de atividades, entre palestras, conferências, minicursos, comunicações orais e pôsteres, a programação foi organizada de modo que metade dos trabalhos foi indicada pela UFC e a outra metade pela Universidade Nova de Lisboa. A Profª Eulália informa ainda que graças ao convênio entre as duas instituições alunos das duas universidades vêm participando de intercâmbios.

Fonte: Profª Eulália Leurquin, coordenadora do FLAEL e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada – fone: 85 3366 7624