Jorge Herbert Soares de Lira é o primeiro entrevistado de 2019 do Conversa com Cientista

Imagem: Prof. Jorge Herbert Soares de Lira sendo entrevistado pela jornalista Rute AlencarA primeira edição de 2019 do programa Conversa com Cientista, divulgada nesta terça-feira (8) pela UFCTV, apresenta a carreira profissional do Prof. Jorge Herbert Soares de Lira, pró-reitor-adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará e docente do Programa de Pós-Graduação em Matemática.

O professor é também pesquisador nível 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de Matemática. Em 2013, recebeu o prêmio Young Scientist da TWAS-ROLAC. Sua pesquisa tem ênfase em geometria diferencial, concentrando-se principalmente em problemas geométricos variacionais e análise geométrica.

Assista ao programa.

O Conversa com Cientista é uma produção da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional e do Colégio de Estudos Avançados (CEA) da UFC. O programa exibe entrevistas mensais em profundidade com pesquisadores que se destacam em suas áreas. Na primeira edição, em setembro, o entrevistado foi o Prof. Antonio Gomes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC; em outubro, foi a vez do Prof. Aldo ngelo Moreira Lima, da Faculdade de Medicina; em seguida, em novembro, a entrevistada foi a Profª Irlys Barreira, do Departamento de Ciências Sociais. A edição anterior do programa, em dezembro, foi com o Prof. Francisco de Assis de Souza Filho, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental.