Laboratório da UFC realiza avaliações de pré-temporada do Fortaleza Esporte Clube

Imagem: Foto de equipe do Laboratório de Análise do Movimento Humano e de atletas do time do FortalezaO Laboratório de Análise do Movimento Humano (LAMH), vinculado ao Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, realizou, de 2 a 4 deste mês, avaliações de pré-temporada da equipe de futebol profissional do Fortaleza Esporte Clube. Ao todo participaram 22 atletas, através do programa de extensão Liga de Fisioterapia Esportiva (LIFE).

Os exames biomecânicos realizados servem para analisar alguns parâmetros ligados à capacidade musculoesquelética dos atletas, como performance muscular (dinamometria isocinética), amplitude de movimento, equilíbrio (balance system) e alinhamento do membro inferior (plataforma de força). Conduziram as atividades o Prof. Pedro Lima, os preceptores Shalimá Chaves, Victor Matheus, Paulo Camelo, Tailândia Sampaio e alunos extensionistas da LIFE.

O programa de extensão Liga de Fisioterapia Esportiva (LIFE) funciona desde agosto de 2010, desenvolvendo quatro atividades: consultoria/avaliação de atletas, ambulatório de fisioterapia esportiva, capacitação/treinamentos de fisioterapeutas e grupo de pesquisa. Todos os estudantes que são atletas do Desporto Universitário da UFC são assistidos pela LIFE, tanto com avaliações periódicas quanto com atendimentos ambulatoriais.

Em nove anos de atividades, já passaram pelo laboratório: Ceará Sporting Club, Basquete Cearense, Icasa, Horizonte, além de equipes de rugby e vôlei de praia cearenses.

Fonte: Prof. Pedro Lima, do Departamento de Fisioterapia da UFC – fone: 85 3366 8632