UFC lança edital sobre participação no SISU 2019; inscrições serão de 22 a 27/01

Imagem: Logo SISUA Universidade Federal do Ceará informa, por meio de edital, como será a ocupação de suas 6.288 vagas em 110 cursos de graduação presencial pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) 1º/2019. Os candidatos deverão fazer sua inscrição no site oficial do SISU mantido pelo Ministério da Educação (MEC). Na tarde desta quinta-feira (24), o MEC divulgou nota informando que o prazo final para inscrições foi prorrogado até as 23h59min do próximo domingo (27).

De acordo com o Edital nº 02/2019 (PROGRAD/UFC) (PROGRAD/UFC), de 18 de janeiro de 2019, a seleção será feita exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018. A Instituição não adotará pesos diferentes para as provas.

Para garantir a vaga na UFC, há duas etapas de matrícula, ambas obrigatórias e presenciais: a Solicitação de Matrícula e a Confirmação Presencial de Matrícula. A primeira é realizada no período da Chamada Regular (30 de janeiro a 4 de fevereiro) ou Lista de Espera (a partir de 7 de fevereiro), e a segunda, em datas definidas de acordo com o semestre de ingresso.

COTAS – Para os candidatos cotistas (conforme a Lei nº 12.711/2012), há também a necessidade do deferimento definitivo da documentação comprobatória, que será analisada por uma comissão da Universidade. São destinadas 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Dentro das cotas, há reservas de acordo com critérios étnicos e socioeconômicos e também para pessoas com deficiência.

Perde a vaga o candidato que deixar de cumprir qualquer uma dessas etapas nos prazos estipulados ou que entregar a documentação incompleta.

A UFC disponibiliza no SISU 1º/2019 todas as suas vagas da graduação presencial, com exceção do Curso de Letras-Libras, tanto no primeiro semestre quanto no segundo. Não é permitido ao candidato escolher seu semestre de ingresso. O critério único para essa definição será a classificação final dos aprovados com Solicitação de Matrícula efetuada, para cada classe de concorrência, curso, sede e turno. Entretanto, é importante destacar que candidatos aprovados para o segundo semestre podem ser remanejados em caso de desistências e cancelamentos nas vagas do primeiro semestre de cursos que possuem duas entradas por ano.

LISTA DE ESPERA – As vagas eventualmente não ocupadas na Chamada Regular do SISU 1º/2019 e/ou oriundas de desistências serão preenchidas pela Chamada de Lista de Espera, a partir da lista de candidatos inscritos disponibilizada pelo SISU. Somente podem concorrer à Lista de Espera candidatos não aprovados em nenhuma de suas duas opções de curso.

CANAIS OFICIAIS – Os candidatos deverão fazer sua inscrição, de 22 a 25 de janeiro, no site oficial do SISU mantido pelo Ministério da Educação (MEC). Para obter informações sobre o processo especificamente na UFC, como calendário de Solicitação de Matrícula e Confirmação Presencial de Matrícula, é imprescindível acompanhar o site do SISU na UFC.

A Coordenação do SISU na UFC enfatiza também a necessidade da leitura atenta dos dois editais que regem a seleção: Edital nº 83/2018 (INEP/MEC) e Edital nº 02/2019 (PROGRAD/UFC).

Dúvidas são respondidas somente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Leia mais:
Lista de Espera: o que muda no SISU 2019?
UFC ofertará 6.288 vagas no SISU 2019; consulta está aberta no site do MEC
Resultados individuais do ENEM 2018 já estão disponíveis
UFC informa notas de corte do SISU 2018
Perguntas Frequentes

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.