Nota do reitor – Pagamento de adicional: um lamentável episódio de desinformação

A notícia veiculada pela ADUFC-Sindicato, através de seu site e de mensagem eletrônica encaminhada aos associados, no sentido de que "cerca de 2 mil professores" da UFC serão prejudicados com a retirada de folha dos adicionais de insalubridade, periculosidade e irradiação, é absurdamente inverídica. O texto leviano omite informações que eram do conhecimento da entidade, servindo apenas para confundir e espalhar inquietação entre os servidores docentes. Impõe-se, portanto, repor a verdade com relação à suspensão temporária dos adicionais ocupacionais, resultado de recentes mudanças impostas pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Em agosto de 2018, aquele Ministério informou às universidades que havia migrado para um novo módulo o lançamento dos adicionais, dando três meses para que as instituições se adaptassem à mudança. O prazo era exíguo e até mesmo as entidades nacionais representativas dos docentes e servidores técnico-administrativos intervieram para que ele fosse dilatado. De todo modo, a nossa Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) realizou um esforço hercúleo, mobilizando todos os seus servidores, e logrou transferir todas as relações de beneficiados para o novo módulo.

No segmento dos professores, apenas 63 docentes (e não "cerca de 2 mil", como quer a ADUFC) deixaram de ser incluídos. E se não o foram, em boa parte dos casos, isto se deveu à ausência de informações que deveriam ter sido prestadas pelas respectivas unidades, ou por outros problemas alheios à gestão administrativa.

Diante do problema, a PROGEP adotou as seguintes providências:

– Enviou memorando a todos os gestores, informando sobre a pendência no processo de migração de sistemas e apensando cópia com o nome dos servidores afetados;
– Deu ciência da questão aos sindicatos de classe, agregando relação de nomes, dando esclarecimentos e relatando as providências que estavam sendo tomadas;
– Estabeleceu contato, via e-mail, com os próprios servidores, aos quais avisou que a regularização do sistema se daria até março de 2019 e que estava assegurado o pagamento retroativo dos benefícios, caso as pendências tivessem sido resolvidas no âmbito de suas unidades.

Observa-se que, em todas as etapas desse procedimento, a PROGEP atuou com agilidade, competência e sensibilidade, o que colocou a UFC na vanguarda, entre as universidades federais, na questão da migração do módulo de concessão de adicionais ocupacionais. Resulta, pois, absurda a alegação de que a Universidade descumpriu prazos e obrigações.

Lamentavelmente, a ADUFC, entidade que se fez respeitar por um admirável histórico de lutas, desta feita foi flagrada em um infeliz episódio de desinformação.

É preocupante.

Henry de Holanda Campos