Parceria e gratidão marcam a colação de grau no Campus de Russas

Imagem: O orador discente foi Afonso Matheus Sousa Lima, do Curso de Ciência da Computação (Foto: Yan Vancelis)Na noite dessa terça-feira (22), a série de colações de grau de 2018.2 teve prosseguimento com solenidade no Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas. A formatura foi de 19 alunos que ingressaram nas turmas de 2015.1, dos quais 12 eram do Curso de Engenharia de Software e 7, de Ciência da Computação, que formou a sua primeira turma. A cerimônia foi presidida pelo reitor da UFC, Henry Campos.

O orador discente foi Afonso Matheus Sousa Lima, do Curso de Ciência da Computação. Ao saudar os presentes e agradecer aos colegas por ter sido escolhido como representante dos concludentes, fez questão de informar que o discurso foi "escrito em cooperação com a aluna de Engenharia de Software e grande amiga Lavínia Matoso Freitas, simbolizando textualmente a união entre os dois cursos presentes". Expressou ainda gratidão aos servidores docentes e técnico-administrativos, familiares e amigos que contribuíram em sua jornada ao longo dos anos da graduação.

Imagem: Mesa de autoridades acadêmicasMatheus fez menção especial à UFC: "Hoje saímos daqui carregando o nome e o legado da Universidade Federal do Ceará, campus de Russas. Acreditamos no potencial do campus e somos eternamente gratos a tudo que nos foi oferecido. Reconhecemos que não foi fácil chegar até aqui e sabemos que grandes dificuldades não irão faltar, mas também sabemos que as pessoas que reconhecem a importância dele não deixarão de lutar para que pessoas como nós tenham a oportunidade de fazer parte da história deste campus. Nunca devemos nos esquecer de onde viemos, pois, no final, pode ser que seja o único lugar ao qual podemos voltar".

Em nome do corpo docente, discursou a Profª Marília Soares Mendes. Na ocasião, ela enfatizou a experiência pessoal de cada concludente no ambiente universitário. "Os jovens que se formam hoje não são os mesmos que entraram aqui há alguns anos. (...) A jornada na universidade não é fácil, requer entrega, renúncia, esforço, noites em claro, fins de semana perdidos. Hoje tudo isso fica pequeno diante da recompensa alcançada, da vitória conquistada, da dificuldade ultrapassada: vocês conseguiram!".

Imagem: A Profª Marília Soares Mendes enfatizou a experiência pessoal de cada concludente no ambiente universitário (Foto: Yan Vancelis)A Profª Marília aproveitou o momento para aconselhar os novos profissionais, lembrando que o encerramento da graduação não significa o fim de uma trajetória. "O fato de a jornada não acabar aqui também é algo bom, pois a grande graça da vida não é chegar ao último capítulo, mas conquistá-los [cada capítulo] aos poucos e aproveitando cada um como se fosse o primeiro e o último. E aqui vão alguns conselhos: sejam bravos, enfrentem o desconhecido; sejam ousados, busquem novos saberes, novas soluções; sejam éticos, não se conformem com o errado; sejam amorosos, especialmente com seus pais e sua família. Tenham fé e acreditem em vocês. Nunca desistam dos seus sonhos".

Na sequência, ao abrir seu discurso, o reitor da UFC comentou que "a Universidade Federal do Ceará se instalou nas margens do Jaguaribe em 2014, justamente com a missão de transformar esperanças em realidade". Após apresentar os avanços e desafios da UFC, que se destaca em rankings como a melhor universidade pública do Norte e Nordeste, o reitor parabenizou os concludentes, afirmando que naquele campus "tiveram a chance de frequentar uma unidade acadêmica dinâmica, sintonizada com a excelência, antenada com as demandas de um mundo globalizado, que oferece importante contribuição para a democratização do ensino superior de qualidade em nosso Estado".

Imagem: O Prof. Henry Campos mencionou a recente crise por que passa o Brasil, sendo a educação pública um dos setores da sociedade mais ameaçados (Foto: Yan Vancelis)O Prof. Henry Campos também mencionou a recente crise por que passa o Brasil, sendo a educação pública um dos setores da sociedade mais ameaçados. Esperançoso, disse confiar nas novas gerações de jovens que se formam. "O grupo seleto que aqui se apresentou nesta noite, concluindo seus estudos universitários, é representativo daqueles profissionais que irão moldar um novo Brasil. Neles eu acredito!", concluiu.

Fonte: Campus da UFC em Russas – fone: 88 3411 9202