Docentes da UFC discutem contribuição da Universidade para Plataforma Ceará 2050

Imagem: Reunião aconteceu na sala do Conselho Universitário, na Reitoria (Foto: Viktor Braga/UFC)"Qual o papel das universidades na plataforma Ceará 2050?" Foi com esse questionamento que cerca de 30 pesquisadores da Universidade Federal do Ceará se reuniram, na tarde desta quarta-feira (23), para discutir a contribuição das pesquisas da UFC para a plataforma.

Coordenada pela UFC, através da Fundação ASTEF, a Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050 é uma iniciativa do Governo do Estado que tem como objetivo traçar estratégias para acelerar o crescimento econômico e melhorar a oferta de serviços essenciais para a sociedade.

Na reunião, o coordenador do Ceará 2050, Prof. Barros Neto, do Centro de Tecnologia, apresentou a plataforma e o que já foi desenvolvido no âmbito do projeto. De acordo com ele, a equipe do Ceará 2050 fez pesquisas de opinião, realizou diagnósticos e eventos em Fortaleza e em 14 regiões de planejamento no interior do Ceará para verificar quais as áreas prioritárias no Estado.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

A equipe também já identificou e elaborou uma lista preliminar de 25 projetos estratégicos para o Ceará, os quais agora estão na fase de prioridade e detalhamento. A ideia, segundo o Prof. Barros Neto, é que os pesquisadores da UFC possam debater os temas relacionados a eles para que a Universidade participe da elaboração e da execução dos projetos.

"Qual o papel das universidades? Nós temos aqui a formação de talentos, desenvolvimento científico, tecnológico e inovação, e cooperação com a sociedade. Então, as universidades (e a UFC) vão estar passando por esses três caminhos que são multidisciplinares e transetoriais", comentou.

Imagem: Reunião aconteceu na sala do Conselho Universitário, na Reitoria (Foto: Viktor Braga/UFC)TEMAS PRIORITÁRIOS – O reitor da UFC, Prof. Henry Campos, destacou a importância da Universidade nas discussões dos temas propostos pela plataforma. São questões como: turismo sustentável, agropecuária de alto valor agregado, energia limpa, segurança hídrica, meio ambiente e saneamento, educação transformadora, segurança, justiça e cultura de paz, economia da saúde, cuidado social regional, esporte, cultura e entretenimento, integração na prestação social dos serviços, tecnologia da informação e da comunicação, indústria 4.0 e logística.

"São temas que estão bem no nosso dia a dia e têm um alinhamento grande com as pessoas que estão aqui. Eu vejo com muita esperança que esses problemas nossos locais possam fazer parte das nossas salas de aula, que a gente viva a nossa realidade e prepare o aluno para o exercício profissional. E é uma oportunidade de potencializar muito os trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos", destacou.

ENGAJAMENTO – A proposta é que o grupo analise os temas apresentados e os leve para as salas de aulas visando envolver alunos e outros pesquisadores. O grupo deve se reunir posteriormente, em data a ser agendada, a fim de discutir os projetos por temas.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antonio Gomes, lembrou que a UFC já possui vários projetos que têm relação com os temas propostos. Segundo ele, um dos critérios de seleção de projetos temáticos para o Programa Institucional de Internacionalização (PRINT) na UFC foi o alinhamento com as áreas estratégicas do Estado. "Então, nós temos alguns projetos prontos que talvez possam ser apresentados com a fragmentação que eles têm hoje ou serem integrados com outros e que, no futuro, o Estado pode se beneficiar", ressaltou.

Mais informações sobre o Ceará 2050 podem ser obtidas no site da plataforma.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331