Procurar no portal

Abertas inscrições para workshop sobre processamento da linguagem

Imagem: montagem de foto de pessoas segurando cartazes em formato de balão de mensagemEstão abertas as inscrições, on-line, para o 4º Brazilian Workshop on Sentence Processing, atividade que tem início na segunda-feira (28) e segue até quinta-feira (31), na área 1 Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2683, Benfica). O evento tem como foco de discussões modelos estatísticos de tratamento de dados experimentais sobre a cognição humana e, particularmente, sobre o processamento da linguagem. 

A língua oficial do evento é a inglesa e a programação engloba palestras e apresentações orais e de pôsteres com os temas previsibilidade, antecipação, bilinguismo, integração de informação linguística, entre outros.

Haverá ainda minicurso sobre análise de dados com modelo linear misto e uso do software livre R, ministrado pelo Prof. Denis Drieghe, da Universidade de Southampton (Reino Unido), especialista em estudos da movimentação ocular durante a leitura, e sobre análise de dados da movimentação ocular discutidos à luz da chamada nova estatística, com o Prof. Ernesto Guerra, da Universidade do Chile.

Uma realização do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Laboratório de Ciências Cognitivas e Psicolinguística da UFC, a iniciativa contará com a participação de 14 professores, dos quais cinco são estrangeiros. O destaque é para a presença da Prof. Eva Fernández, da Universidade da Cidade de Nova York, especialista em bilinguismo.

Em sua quarta edição, o workshop já ocorreu em João Pessoa, no Rio de Janeiro e em Fortaleza. Conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato). Mais informações estão no site do evento.

Fonte: Profª Elisângela Teixeira, do Departamento de Letras Vernáculas – fone: 85 3366 7625

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300