Campus de Sobral realiza colação de grau de 100 concludentes de oito cursos

Imagem: Campus de Sobral realiza colação de grau de 100 concludentes de oito cursos (Foto: Anne Araújo)Com discursos que geraram muitas emoções, o Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral realizou nessa quinta-feira (24) a cerimônia de colação de grau de 100 concludentes da turma 2018.2. Sob a presidência do reitor da UFC, Prof. Henry Campos, foi a primeira vez que uma solenidade de formatura reuniu formandos de todos os cursos oferecidos naquele campus. Os 100 concludentes estão divididos entre os seguintes cursos: Ciências Econômicas (8), Engenharia da Computação (10), Engenharia Elétrica (12), Finanças (10), Medicina (1), Música (3), Odontologia (24) e Psicologia (32).

Coube à concludente Francisca Lilian da Silva, do Curso de Psicologia, o papel de oradora discente. Emocionada, ela falou sobre os desafios de escolher "o que ser quando crescer", os momentos alegres e tristes durante o curso e a certeza de que "a vida é feita de ciclos e de que esse é mais um dos muitos que ainda se encerrarão".

Lilian classificou como incrível a experiência de cursar a UFC e exortou os colegas à plena vivência como profissionais, cidadãos e seres humanos. "Saiamos das manipulações da mídia, comecemos a viver. O mundo está cheio de monstros. Há racismo, homofobia, misoginia, ódio de classes, ódio religioso, ódio político. Estamos divididos entre 'nós' e 'eles', mal sabemos que, para alcançarmos o mundo que queremos, temos que trabalhar juntos. Só se combate ódio com amor, com humanidade, com empatia. É preciso nos conectar e entender que somos muitos, mas nosso objetivo é o denominador comum. Precisamos agir, mas pacificamente. Precisamos falar por nós e por aqueles que falam sem ser escutados", disse.

Imagem: A professora Francisca Denise Silva do Nascimento, coordenadora do Curso de Psicologia, discursou em nome do corpo docenteUNIVERSIDADE DE TODOS – A Profª Francisca Denise Silva do Nascimento, coordenadora do Curso de Psicologia, discursou em nome do corpo docente. Contou que está na UFC desde 2006, mas foi em 2014, ano em que a Instituição adotou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com 50% de cotistas, que a viu de fato pela primeira vez com a "cara de pública", porque presenciou "as mais diferentes cores, raças, posturas e olhares adentrarem aqueles portões".

Emocionou a plateia ao lembrar que, quando se formou em Ciências Sociais na década de 1990, a Universidade era muito diferente. "Aquele lugar não esperava que a filha da lavadeira passasse pelos seus portões."

Citando personalidades que "quebraram regras" e ajudaram a mudar o rumo da humanidade, como Freud, Marx, Paulo Freire e outros, fez uma crítica aos que hoje chamam as conquistas de "desajuste, comunismo, esquerdismo, antipatriotismo, feminismo, desordem". Esclareceu que tudo isso nada mais é que "luta, luta que se faz todo dia nessa Universidade para que se possa ter noites assim: cheia de cores, gente, raças e classes, porque esse lugar, pelo qual morrerei se preciso for, esse lugar chamado Universidade Federal do Ceará é nosso e é daquele menino lá fora com fome".

Imagem: A concludente Francisca Lilian da Silva e a professora Francisca Denise Silva do Nascimento, ambas do Curso de Psicologia, foram as oradoras da noite (Foto: Anne Araújo)Por fim, pediu aos concludentes, rememorando frases de outras personalidades: "Não deixe que isso morra. Deixe que seus diplomas alcancem a vida lá fora. Façam o que quiserem, pois há de ser tudo da lei", como cantou Raul Seixas. "E lutem pelo bom, pelo justo e pelo melhor do mundo", conforme disse Olga Benário.

PIONEIRISMO – Quebrando o protocolo, o reitor, antes de discursar, fez questão que as duas oradoras voltassem ao palco para cumprimentá-las. Em seguida, no discurso, relembrou o início da instalação da UFC em Sobral, a partir do pioneiro Curso de Medicina, implantado em 2001. "Como diretor da Faculdade de Medicina, naquela época, tive a felicidade de caminhar ao lado do reitor Roberto Cláudio na materialização desse projeto ousado". O sonho se ampliou e, em 2009, foi iniciada a construção do Campus da UFC em Sobral.

Enfrentando dificuldades e desafios com muito trabalho, especialmente em razão da crise vivida pelo País nos anos recentes, a UFC, disse o reitor, "tem-se notabilizado pelo trinômio interiorização, internacionalização, inovação".

Imagem: Foi a primeira vez que uma solenidade de formatura reuniu formandos de todos os cursos oferecidos no Campus de Sobral (Foto: Anne Araújo)Após apresentar um balanço de êxitos do ensino, pesquisa e extensão, o reitor expressou para os concludentes: "Essa é a nossa UFC, a Universidade que pleiteia um espaço permanente no condomínio do coração de vocês. Continuem prestigiando esta casa, zelando por ela, orgulhando-se dela. E aqui retornem, sempre que quiserem aprofundar seus estudos, pesquisar, alargar seus caminhos profissionais. Daqui eles saem com os conhecimentos que os credenciam para uma atuação profissional digna, competente e transformadora".

Fonte: Campus da UFC em Sobral – fone: 88 3695 4604