Procurar no portal

Campus de Crateús celebra colação de grau de seus primeiros concludentes

Imagem: Francisco Mardônio Vieira Filho, Francisco Antônio Ferreira de Almeida e Francisco Uálison Rodrigues de Lima são os primeiros concludentes do Campus da UFC em Crateús (Foto: Viktor Braga/UFC)Três Franciscos são os primeiros graduados da recente história do Campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús, inaugurado em 2014. Na última sexta-feira (25), em noite histórica para o município, eles foram festejados na primeira cerimônia de colação de grau do campus. O evento ocorreu no auditório da unidade, reunindo familiares e amigos dos formandos, membros da comunidade acadêmica e autoridades locais.

Os três concludentes representam, para todos que viram o campus nascer e se consolidar, a esperança, a alegria e a luz, tal qual preconiza a bela e inspiradora "Oração de São Francisco".

Leia também: Confira a cobertura completa do ciclo de colações de grau de 2018.2

Francisco Mardônio Vieira Filho, de 21 anos, concludente de Sistemas de Informação, relembrou a difícil trajetória cuja primeira etapa chega agora ao ápice. "Terminei meu ensino médio em escola pública. Não tinha nem perspectiva de entrar na UFC. Entrei em último lugar da segunda opção de curso do SISU [Sistema de Seleção Unificada]. E hoje estou me formando. É muita felicidade, ainda mais por ser da primeira turma, da primeira placa do Campus de Crateús", irradiou-se.

Natural de Crateús, ele já foi aprovado para duas seleções de mestrado e sabe bem o caminho que quer percorrer: "Quero ser professor e quero ser tão bom quanto os professores que tive aqui na Universidade".

Francisco Antônio Ferreira de Almeida, de 22 anos, concludente de Ciência da Computação, trazia no rosto um misto de orgulho e agradecimento, típico de quem supera muitas dificuldades e sabe reconhecer o que a vida oferece.

Imagem: Orador discente, Francisco Uálison disse que a palavra "resistência" ajuda a explicar a história do campus e dos primeiros formandos (Foto: Viktor Braga/UFC)"Se não fosse esse campus no Interior, acho que nós nem teríamos nos formado, porque com nossas condições financeiras não dava para ir para a Capital, onde o custo de vida é bem maior", contou. Oriundo de Independência, ao lado de Crateús, ele também já foi aprovado em duas seleções de mestrado e disse que espera (do verbo "esperançar", como diria Paulo Freire) voltar um dia ao Campus de Crateús como professor.

Orador discente da colação de grau, Francisco Uálison Rodrigues de Lima, de 28 anos, disse que a palavra "resistência" ajuda a explicar a história do campus e dos primeiros formandos, sobretudo na superação das dificuldades que se impõem no dia a dia de uma unidade recém-inaugurada. Por isso, comemorou o fato de que "três jovens do Sertão dos Inhamuns puderam conseguir seu diploma e ajudar a melhorar a sociedade".

Veja outras imagens da colação no Flickr da UFC

Natural de Ipueiras, Uálison falou da importância que a Universidade tem para o desenvolvimento de Crateús e da região na qual o município está inserido. Por fim, citando "o poder que a educação tem de transformar vidas", reforçou a necessidade da comunidade acadêmica de se manter firme na luta contra qualquer política de retrocesso. "Armem-se com livros e defendam a educação", conclamou.

A oradora docente da cerimônia e diretora do Campus de Crateús, Maria Elias Soares, classificou a colação como um dos momentos mais importantes no percurso de seis anos da unidade (desde a criação, em dezembro de 2012). Frisou que tão importante quanto os três formandos que representam a colheita são as sementes que foram plantadas para os próximos anos. Ainda assim, reforçou que os três "representam muito para a sociedade de Crateús, que agora pode educar seus filhos sem passar necessidades e sem precisar se separar deles".

Imagem: A oradora docente e diretora do Campus de Crateús, Maria Elias Soares, classificou a colação como um dos momentos mais importantes no percurso de seis anos da unidade (Foto: Viktor Braga/UFC)Segundo a Profª Maria Elias, hoje é possível dizer que os cursos do campus (o mais recente da UFC em atividade) têm a mesma condição de acesso e permanência e a mesma qualidade dos das demais unidades da Universidade. Agradecendo a toda a equipe, ela destacou a importância de saber atravessar dificuldades e disse que aquela era uma conquista de muitas pessoas. Para concluir, citou Santo Agostinho: "Enquanto houver vontade de lutar, haverá esperança de vencer".

PIONEIROS ‒ "Três pioneiros, três jovens esperanças", disse o reitor Henry Campos ao parabenizar os concludentes. "Aqui, eles tiveram a chance de frequentar uma unidade acadêmica dinâmica, sintonizada com a excelência, antenada com as demandas de um mundo globalizado, que oferece importante contribuição para a democratização do ensino superior de qualidade em nosso Estado. Daqui eles saem com os conhecimentos que os credenciam para uma atuação profissional digna, competente e transformadora", contextualizou.

Imagem: "Três pioneiros, três jovens esperanças", disse o reitor Henry Campos ao parabenizar os concludentes (Foto: Viktor Braga/UFC)O reitor lembrou ainda a missão da UFC ao instalar um campus na região, com o objetivo de induzir e acelerar transformações, aliado a uma visão estratégica para o Estado. Segundo ele, a Universidade veio com o projeto de gerar e difundir o conhecimento e, ao mesmo tempo, formar recursos humanos altamente qualificados, aptos a servir a uma sociedade carente de bons profissionais. "Viemos para ajudar esta região a ingressar de vez no século XXI, com tudo o que o conhecimento pode prover para alicerçar o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida da população", explicou.

SOBRE O CAMPUS ‒ O Campus de Crateús foi criado oficialmente pelo Conselho Universitário (CONSUNI), em dezembro de 2012 (Resolução nº 26/2012), e iniciou suas atividades acadêmicas no segundo semestre de 2014. Atualmente oferece os seguintes cursos: Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Minas e Sistemas de Informação. A unidade tem cerca de 600 alunos, 46 servidores docentes e 25 servidores técnico-administrativos.

Leia também: Confira a cobertura completa do ciclo de colações de grau de 2018.2

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300