Professor do Departamento de Ciências Sociais assume presidência do Prêmio Pierre Verger

Imagem: Foto do prof. Alexandre FlemingNo último dia 21, na Universidade de Brasília (UnB), o Prof. Alexandre Fleming Câmara Vale, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, foi empossado como presidente do Prêmio Pierre Verger, da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Na ocasião, também tomou posse a nova diretoria da ABA para a gestão 2019-2020.

O Prêmio Pierre Verger, que já conta com mais de duas décadas, apresenta e reconhece produções videográficas e fotográficas que tenham pertinência antropológica e expressem qualidades heurísticas e estéticas, atribuindo prêmios às produções audiovisuais de profissionais da antropologia. O título do prêmio homenageia a presença da cultura francesa na formação do pensamento antropológico no Brasil, numa menção explícita à produção visual do antropólogo Pierre Verger, falecido em 1996, quando foi então homenageado pela ABA.

O Prof. Alexandre Fleming é antropólogo, membro do Mestrado em Antropologia ofertado em rede pela UFC e pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), além de coordenador do Laboratório de Estudos da Oralidade da UFC.

A ABA é a mais antiga das associações científicas existentes no País na área de ciências sociais, ocupando papel de destaque na condução de questões relacionadas às políticas públicas referentes à educação, à ação social e à defesa dos direitos humanos.

Fonte: Profª Danyelle Nilin, vice-diretora do Centro de Humanidades da UFC – fone: 85 3366 7601