UFC e Dragão do Mar treinam alunos para Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

Imagem: foto dos estudantes aprovados na olimpíada A Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará e o Planetário Rubens de Azevedo, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, estão envolvidos no treinamento de 30 estudantes cearenses que disputam vaga na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, que será realizada, neste ano, na Hungria.

Os 30 cearenses, oriundos de escolas públicas e privadas, foram vencedores na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) realizada em 2018. Agora, eles se preparam nos laboratórios da Seara e do Planetário para a seletiva nacional, que definirá os cinco brasileiros que participarão da olimpíada internacional.

No Ceará, a coordenação dos treinamentos é do Prof. Dermeval Carneiro, coordenador de Astronomia da Seara e diretor do Planetário do Dragão do Mar. As aulas são conduzidas pelos professores Ednardo Rodrigues e Heliomarzio Moreira. A última edição dos treinos ocorreu no dia 24 de janeiro e na próxima quinta-feira os concorrentes voltam a se reunir.

A olimpíada internacional consta de provas teóricas e práticas. Temas como mecânica celeste, espectroscopia, sistema solar e sistemas estelares, galáxias e aglomerados estão entre os muitos assuntos abordados.

O Ceará tem histórico de vitórias em olimpíadas nacionais e internacionais nessas áreas. Em 2013, 2015 e 2018, por exemplo, o Ceará ganhou medalhas de ouro na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia. Nessa versão latino-americana da competição, o Brasil é o maior medalhista, com 30 medalhas de ouro, 16 de prata e 4 de bronze.

Fonte: Prof. Dermeval Carneiro, coordenador de Astronomia da Seara da Ciência da UFC – fone: 85 3366 9293