Programa de Ambientação Institucional contará com tutoria para novos servidores

Os novos servidores da Universidade Federal do Ceará contarão, a partir deste mês, com a presença de servidores tutores nas unidades administrativas e acadêmicas em que forem lotados, com o objetivo de auxiliar a adaptação dos recém-ingressos ao ambiente institucional. A ação ocorrerá após a cerimônia de posse e o Seminário de Ambientação Institucional.

A tutoria faz parte do Programa de Ambientação Institucional, que prevê uma formação inicial para os servidores da UFC, dividida em dois momentos. No primeiro, de caráter teórico, são abordados conteúdos normativos da Instituição, Regime Jurídico Único, leis das carreiras dos servidores docentes e técnico-administrativos, canais de comunicação e sistemas de informação, importantes para instrumentalizar o novo servidor com ferramentas imprescindíveis aos processos laborais.

No segundo momento, de caráter prático, ocorre a recepção do novo servidor pelo dirigente da unidade, seguida das orientações do tutor designado para ambientar o recém-ingresso no seu setor de lotação.

Anderson Carlos Freitas Santos, administrador na Divisão de Gestão Estratégica da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), é um dos tutores que atuarão na Universidade. Há quase seis anos na Instituição, ele reconhece a relevância da iniciativa. “O importante dessa tutoria é oferecer uma noção geral da UFC aos novos servidores para que se sintam acolhidos e entendam minimamente o funcionamento da área em que irão atuar”, explica.

REUNIÃO – No último dia 23, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) organizou uma reunião de integração com os tutores das unidades, os quais terão as seguintes atribuições:

– Comunicar à chefia imediata a necessidade de providenciar local de trabalho, material de expediente e equipamentos necessários ao novo servidor;

– Recepcionar o novo servidor no ambiente de trabalho, com boas-vindas à unidade organizacional;

– Apresentar infraestrutura física, salas e equipamentos da unidade;

– Apresentar o recém-ingresso aos colegas de trabalho, à chefia imediata e aos demais gestores da unidade organizacional;

– Orientar o servidor sobre o acesso aos sistemas de informação institucionais (SIGPRH, SIGAA), ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ao e-mail institucional e ao portal da UFC;

– Informar ao servidor que suas atribuições, tarefas e atividades diárias serão repassadas pela chefia imediata;

– Orientar o servidor quanto aos procedimentos de requisição de material e solicitação de serviços de manutenção;

– Contatar o servidor (após 30 dias da data de ingresso) para avaliar acolhimento na unidade organizacional e dirimir eventuais dúvidas.

Fonte: Divisão de Formação Profissional da PROGEP – fone: 85 3366 7406