Procurar no portal

Tragédia de Brumadinho e segurança de barragens serão discutidos em evento na UFC

Imagem: Lama em Brumadinho (MG)"A tragédia de Brumadinho e a política nacional de segurança de barragens" é o tema da palestra, seguida de debate, que ocorrerá nesta sexta-feira (1º), às 9h, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853, Benfica), em Fortaleza.

O palestrante será o Prof. Antônio Nunes de Miranda, titular aposentado do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil do Centro de Tecnologia da UFC. Na mesa de debates estarão o presidente do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), Carlos Henrique de Almeida Couto Medeiros, e o engenheiro civil Rogério de Abreu Menescal, representante da Agência Nacional de Águas (ANA) em assuntos relacionados à Gestão da Segurança de Barragens. A iniciativa é da diretoria do CT e da Academia Cearense de Engenharia.

Imagem: Antônio Nunes de Miranda é autor de pesquisas com aplicação do método dos elementos finitos em solos não saturados (Foto: Divulgação)No foco do evento, aberto ao público, está a tragédia ocorrida no último dia (25), em Brumadinho (MG), com o rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, da empresa mineradora Vale. Os rejeitos da barragem se espalharam como um rio de lama causando um desastre ambiental que destruiu instalações da mineradora, casas, pousadas, sítios e fazendas da região, e deixou, de acordo com estatísticas desta quarta-feira (30), pelo menos 99 pessoas mortas, 259 desaparecidas e 192 resgatadas, além de animais de diversas espécies mortos.

PARTICIPANTESAntônio Nunes de Miranda possui graduação em Engenharia Civil (1969) pela UFC, mestrado em Mecânica dos Solos (1972) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Mecânica dos Solos (1988) pela Colorado State University. É autor de pesquisas com aplicação do método dos elementos finitos em solos não saturados. Tem experiência na área de engenharia civil, com ênfase em geotecnia e segurança de barragens, atuando principalmente em projetos e consultoria em fundações, contenções e barragens. Participou da montagem do Programa de Inovação da Indústria da Construção Civil no Ceará (INOVACON-CE) e tem colaborado em diversos módulos do programa desde 1997.

Imagem: Carlos Henrique de Almeida Couto Medeiros é presidente do Comitê Brasileiro de Barragens (Foto: Divulgação)Carlos Henrique de Almeida Couto Medeiros é graduado em Engenharia Civil (1975) pela Universidade Federal da Bahia. Fez mestrado em Geotecnia (1981) na Universidade de São Paulo e doutorado em Geotechnical Engineering (1994) na University of Newcastle Upon Tyne. É professor aposentado na classe titular da Universidade Estadual de Feira de Santana e sócio-gerente da Geo Engenharia Ltda. Tem experiência na área de engenharia civil, com ênfase em obras de terra e enrocamento, atuando principalmente nos seguintes temas: barragens, segurança, meio ambiente, recursos hídricos, análise e gestão de risco.

Imagem: Rogério de Abreu Menescal é representante da Agência Nacional de Águas (ANA) em assuntos relacionados à Gestão da Segurança de Barragens (Foto: Divulgação)Rogério de Abreu Menescal é graduado em Engenharia Civil (1989) pela UFC, tem mestrado em Geotecnia (1992) pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorado em Recursos Hídricos (2009) pela UFC. Na ANA, como especialista em Recursos Hídricos, coordenou o comitê executivo para o 8º Fórum Mundial da Água 2018 e é representante da agência em assuntos relacionados à Gestão da Segurança de Barragens.

Fonte: Prof. Carlos Almir Monteiro de Holanda, diretor do Centro de Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9600

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300