Gestores e docentes debatem inserção de pesquisas da UFC na Plataforma Ceará 2050

Imagem: A reunião sobre a inserção estratégica de pesquisas da UFC no Ceará 2050 ocorreu no Gabinete do Reitor, Henry Campos (Foto: Ribamar Neto/UFC)Membros da administração superior e representantes de programas de pós-graduação da Universidade Federal do Ceará se reuniram no Gabinete do Reitor na tarde dessa quarta-feira (30). O encontro de planejamento, dirigido pelo reitor Henry Campos e pelo coordenador do Ceará 2050, José de Paula Barros Neto, teve como objetivo alinhar as diretrizes da pesquisa da UFC à agenda prioritária dos próximos 30 anos de desenvolvimento do Estado.

Um seminário, previsto para o dia 27 de fevereiro, está sendo organizado pela própria Universidade e discutirá a inserção dos diversos projetos de pesquisa da Instituição na Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050, em local ainda a ser confirmado. Inscrições e outras informações acerca do evento estarão disponíveis no Portal da UFC.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

VISIBILIDADE – Para Barros Neto, o momento é propício para divulgar os principais projetos e grupos de pesquisa da UFC, articulando a Academia com a sociedade civil, o setor produtivo e as instâncias dos governos estadual e municipais. Ele define essa estratégia de difusão como uma "vitrine" para a Universidade, ao permitir novas entradas de recursos por meio de editais de apoio e financiamento à pesquisa científica.

"No Ceará 2050, traremos projetos estratégicos que vêm sendo amplamente discutidos com a comunidade acadêmica da UFC. Temas transversais estão contemplados nesse processo, como tecnologia da informação e da comunicação (TIC), educação, saúde, infraestrutura, energia, entre outros", explicou.

Segundo Henry Campos, o seminário de fevereiro será aberto à participação da comunidade acadêmica e demonstra mais uma vez a liderança da UFC no âmbito das instituições de ensino superior no Ceará. Na reunião, o dirigente sugeriu aos presentes buscar confluência entre as múltiplas pesquisas, a partir dos eixos dos projetos aprovados no Programa Institucional de Internacionalização (PRINT), da CAPES.

"A pesquisa desenvolvida na Universidade mudou muito nos últimos anos, pois as áreas de pesquisa estão ligadas ao interesse público e a temas de políticas públicas. Isso traz para o dia a dia da sala de aula os problemas cotidianos do Estado, com os quais o egresso da UFC vai lidar profissionalmente", apontou o reitor.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331