Novidades tornam processo de matrícula de aprovados no SISU mais rápido

Imagem: A recepção aos novos alunos foi verificada de perto pelo reitor da UFC, Prof. Henry Campos (Foto: Ribamar Neto/UFC)Uma novidade está deixando a matrícula dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SISU) mais rápido para os estudantes da Universidade Federal do Ceará. Diferentemente dos anos anteriores, em que o atendimento era separado por curso, agora os estudantes podem se dirigir a qualquer um dos guichês disponíveis na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Quem perdeu o dia de matrícula ou está com documentação pendente poderá efetuar a matrícula nesta segunda-feira (4).

A recepção aos novos alunos foi verificada de perto pelo reitor da UFC, Prof. Henry Campos, na tarde desta sexta-feira (1º) – segundo dia de solicitação de matrícula dos aprovados na Chamada Regular do SISU. Acompanhado pelo pró-reitor de Graduação, Prof. Cláudio Marques, o reitor esteve no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, para conferir a atuação da equipe que atende os estudantes e observar o trabalho dos responsáveis pela separação de documentos já entregues à Universidade.

"Até o ano passado, a gente tinha guichês que eram destinados a cada curso. Você tinha alguns com filas grandes e outros guichês vazios. Esse ano não tem mais a locação por curso, nem há diferença entre cotista e não-cotista", explicou o pró-reitor, destacando a agilidade no atendimento aos estudantes.

Veja outras imagens da matrícula na UFC no Flickr da UFC

O Prof. Cláudio Marques informou ainda que em 2019 a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) desenvolveu um sistema que permite que o processo de análise de documento e o acompanhamento da chamada dos alunos estejam integrados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Imagem: Aprovados fazem matrícula na UFCIsso, segundo ele, permite que as informações dos novos estudantes sejam processadas e liberadas de forma mais rápida. "Antes, todo o processo era fora do SIGAA, por sistemas independentes. Então isso gerava um esforço adicional e um tempo maior para liberar as informações, que agora estão concentradas num sistema único", esclareceu.

De acordo com ele, o sistema verifica se o aluno entregou todos os documentos solicitados. Documentos mais específicos, como os exigidos para estudantes cotistas, serão analisados posteriormente por equipes da Coordenadoria de Concursos (CCV) da UFC e de multiprofissionais (como médicos e psicólogos).

"Esse esforço na organização, na estruturação de um processo que está integrado, facilita e dá mais segurança. Isso, para nós, é excelente. O atendimento é mais rápido. Isso mostra que essas providências tomadas pela pró-reitoria melhoraram a estrutura de acolhimento e organização", atestou o Prof. Henry.

ORGULHO – Dona Maria Erandi Silvino fez questão de acompanhar o filho, Denilson Silvino, para a matrícula na UFC. Ela era só orgulho do jovem, aprovado para o Curso de Química. "É um sentimento de gratidão, orgulho, perseverança dele e da gente", comentou. Emocionada, dona Erandi lembrou o esforço que fez para dar a oportunidade aos filhos. "Criei sozinha os quatro filhos. A gente batalhou muito para conseguir isso", disse.

O jovem, de 18 anos, também era só felicidade. "É a sensação de sonho realizado. A gente passou o ano estudando e quando consegue passar no que você gosta mesmo, é uma sensação de outro mundo", revelou.

MATRÍCULAS – As solicitações de matrículas para os aprovados na Chamada Regular do SISU começaram nessa quinta-feira (31) na UFC e seguem até segunda-feira (4) no Campus do Pici, em Fortaleza, e nos campi da UFC em Crateús, Russas, Sobral e Quixadá. Os aprovados podem consultar os documentos necessários e os horários destinados a cada curso no site do SISU na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331