Procurar no portal

Programas de Residência Médica do Complexo Hospitalar formam 125 especialistas

Imagem: Prof. Henry CamposNa manhã da última sexta-feira (1º), 125 médicos participaram da solenidade de colação de grau dos Programas de Residência Médica (RESMED) do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

A cerimônia, que reuniu cerca de 250 pessoas no auditório do HEMOCE e foi marcada por homenagens e muita emoção, contou com a presença do reitor da UFC, Prof. Henry Campos; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antônio Gomes de Souza Filho; de gestores do Complexo Hospitalar e da Faculdade de Medicina, além de professores, preceptores, residentes e familiares.

Na ocasião, o Prof. Henry Campos destacou não só a qualidade técnica da residência médica dos hospitais da UFC, como ressaltou o que, segundo ele, é o mais importante nessa formação: a humanização. "Vocês estão na melhor Universidade das regiões Norte e Nordeste do Brasil, seja qual for o critério de avaliação utilizado. Mas vocês não imaginam o quanto fico feliz ao ouvir que a assistência prestada nos hospitais da UFC envolve, prioritariamente, carinho, respeito e atenção pelas pessoas. Isso é muito mais importante do que qualquer tecnologia. Vejo aqui ex-alunos meus e de outros colegas e que hoje são preceptores. Ou seja, uma geração que prepara outra. Isso é muito bonito. Não percamos isso jamais. Deus ilumine o coração de cada um de vocês", disse o reitor.

Já o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, José Luciano Bezerra Moreira, enfatizou o envolvimento de um grande número de profissionais nos Programas de Residência Médica e o esforço da atual gestão para oferecer as melhores condições possíveis para essa formação.

"A chegada da EBSERH permitiu a realização de concurso público para o Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand e a aquisição de diversos equipamentos médico-hospitalares essenciais para a formação de nossos residentes. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas já tivemos avanços importantes", afirmou.

ORADORAS – Pela primeira vez, a solenidade contou com duas oradoras, uma representando os formandos do HUWC, e a outra, da MEAC. Crislene Santos de Oliveira Brasil, do Programa de Residência em Clínica Médica, disse em seu discurso: "Nos momentos mais difíceis, mais dolorosos, sempre apareceu uma mão amiga para nos apoiar. (...) Foi nesse clima de companheirismo, amizade, solidariedade e dedicação que juntos alcançamos nossos objetivos e formamos muito mais que amigos, formamos irmãos". Ela pediu um minuto de silêncio pela tragédia em Brumadinho (MG).

Imagem: O superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, José Luciano Bezerra MoreiraNídia Paola Lima de Leandro, do Programa de Neonatologia, assim discursou: "Ser médico não é das missões mais fáceis. Ser residente menos ainda. Mergulhar nesse compromisso que é aprender a lidar com a vida humana na sua verdadeira parte, na dor, faz de nós aprendizes incansáveis. (...) Somos resistentes por essência. Resistimos em aceitar a morte como um fim. Lutamos e enlutamos. Não por achar que falhamos, mas por acreditar que a medicina, em sua imperfeição, seria capaz de mudar o curso natural das coisas".

Um vídeo relembrou alguns dos momentos vividos durante a residência médica nos HUs da UFC.

Também compuseram a mesa da solenidade o Prof. Francisco das Chagas Medeiros, vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFC; a Profª Josenília Maria Alves Gomes, gerente de Atenção à Saúde do HUWC; o Prof. Renan Magalhães Montenegro Júnior, gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH; a Profª Raquel Autran, chefe do Setor de Ensino da MEAC; e a Profª Annya Costa Araújo de Macedo Goes, coordenadora da Comissão de Residência Médica e chefe da Unidade de Residência Médica do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH.

PREMIAÇÃO E HOMENAGENS – Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a entrega do Prêmio Prof. Lusmar Veras Rodrigues, para reconhecer o supervisor de destaque dos Programas de Residência Médica. "Foi uma forma que encontramos de prestar uma homenagem póstuma ao Prof. Lusmar, figura de extrema relevância para o ensino da medicina no Ceará e no Brasil", pontuou, bastante emocionada, a Profª Annya, discípula do saudoso Prof. Lusmar.

Recebeu a premiação o Prof. Eugênio de Moura Campos, do Programa de Psiquiatria. Supervisor desde 2006, o Prof. Eugênio sempre está presente às reuniões da Residência, com contribuições importantes, e é um verdadeiro entusiasta da formação médica. Ao longo desse tempo, 35 psiquiatras passaram pela supervisão do homenageado. A entrega do prêmio ao professor foi feita pela filha do Prof. Lusmar, Lara Veras, que, assim como o pai, também é cirurgiã proctologista.

Imagem: Auditório lotado com formandos da RESMEDPara fechar o momento de homenagens, a Profª Annya recebeu, do Prof. Renan Magalhães Montenegro Júnior, placa de agradecimento e flores pela dedicação, pela paciência e pelo carinho com que a coordenadora da RESMED tem conduzido os Programas de Residência Médica. Ana Izabel Oliveira Nicolau e Graça Martins também foram homenageadas pela Profª Annya pelo apoio à coordenação da RESMED.

Ainda na ocasião, como forma de reconhecer a qualidade técnica dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) apresentados ao longo da Semana Científica da Residência Médica do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, ocorrida de 28 a 31 de janeiro, foram premiados os melhores TCCs em dois formatos: apresentação oral e pôster.

SAIBA MAIS – A Residência Médica (RESMED) do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH funciona desde 1960. Inicialmente, com as áreas básicas de clínica médica, cirurgia, pediatria, obstetrícia e ginecologia. Em 2019, a RESMED completará 59 anos de existência, com 32 programas e 14 áreas de atuação credenciadas. Dos 125 formandos da cerimônia desta sexta-feira (1º), oito são de Cabo Verde.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC – fone: 85 3366 8577

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300