Diretores das Residências Universitárias da UFC participam de formação em liderança

Imagem: Foto dos estudantes que participarem do eventoLiderança e gestão de conflitos, gestão ambiental, organização de eventos e saúde financeira foram alguns dos temas discutidos na IV Formação em Desenvolvimento de Lideranças (FORLIDER 2019), voltado para os 26 estudantes recém-eleitos como diretores das Residências Universitárias (REUS) da Universidade Federal do Ceará.

A capacitação, realizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), contou com uma semana intensiva, de 28 de janeiro a 1º de fevereiro, e segue nos próximos meses, através de encontros mensais com os participantes.

De acordo com a Profª Elidihara Trigueiro, da Coordenadoria de Assistência Estudantil, o FORLIDER tem como objetivo instrumentalizar os jovens alunos para o trabalho em grupo e gestão participativa nas REUS, através de atividades teórico-práticas, dinâmicas e debates.

"Nas edições dos próximos meses, os próprios estudantes vão sugerir os temas a serem abordados. Fazemos esse acompanhamento ao longo do ano e tem sido interessante, porque a cada encontro os diretores compartilham dificuldades e soluções em comum", afirmou Elidihara.

Diretores iniciantes e veteranos das residências universitárias integraram a formação, ministrada pela equipe do Núcleo de Extensão em Estudos e Pesquisas sobre o Comportamento Humano (NECH) da UFC. A aluna do Curso de Educação Física Gisleyne Pinheiro já está no terceiro ano como diretora da Residência do Campus do Pici, onde moram cerca de 200 pessoas.

"No início foi muito difícil, mas com o tempo se tornou uma das maiores experiências que vivi na Universidade. O que aprendi sobre gestão de conflitos vou levar para a vida toda", comentou a estudante. Para ela, o FORLIDER trouxe temas relevantes para o dia a dia como gestora estudantil. "As relações que construo aqui no FORLIDER sempre perduram, pois é muito bom saber que enfrentamos os mesmos desafios. Seria importante que todos na Universidade tivessem acesso a esse tipo de formação", avaliou.

A aluna Vanessa Estevam, do Curso de Agronomia, foi recém-eleita como diretora da REU 2216, mais conhecida como convento, no Benfica. Diante de sua primeira experiência como gestora de uma residência universitária, Vanessa se diz preparada após o FORLIDER. "Com certeza ampliou a minha visão sobre as residências e também sobre como resolver os problemas. Sinto que agora posso contribuir mais", afirmou.

Fonte: Profª Elidihara Trigueiro, coordenadora de Assistência Estudantil da UFC – fone: 85 3366 7444