Inscrições abertas para curso gratuito sobre Eça de Queirós e o mundo operístico

Imagem: O curso vai mostrar aspectos da ópera na obra do escritor português Eça de Queiroz (Imagem: Divulgação)Estão abertas, até o dia 3 de abril, as inscrições para o curso Eça de Queirós: um Orquestrador de Óperas na Literatura. Gratuito e aberto ao público, o curso oferta 35 vagas, e os interessados devem se inscrever pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As aulas ocorrerão às sextas-feiras, no período de 5 de abril a 17 de maio, no horário das 14h30min às 16h, no Departamento de Literatura (Av. da Universidade, 2683, Benfica), totalizando 30 horas-aula. Será emitido certificado.

A aluna de mestrado em Literatura Comparada Patrícia Souza, orientanda do Prof. José Leite Júnior e ministrante do curso, informa que serão tratados assuntos relacionados à arte operística dentro e fora da realização ficcional de Eça de Queirós. A proposta é "mostrar aspectos da ópera na obra do escritor português, objetivando não apenas homenageá-lo, mas também acender algumas discussões sobre como o autor via aspectos da realidade portuguesa e expressava isso em seus romances e crônicas".

Nas aulas, os participantes terão "uma visão panorâmica da ópera e de como ela se desdobra na obra literária queirosiana por meio de seus romances e crônicas", reforça.

PROGRAMA – O conteúdo programático do curso abrange os seguintes tópicos: Ópera em teatros: um costume português; Eça de Queirós: um crítico de ópera; Breve panorama das óperas presentes em O primo Basílio e outras obras de Eça de Queirós; Análise da ópera Fausto, de Charles Gounod.

Fonte: Patrícia Souza, mestranda em Literatura Comparada – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.