Eunice Maia de Andrade encerra a primeira temporada do Conversa com Cientista

Imagem: A Profª Eunice Maia de Andrade é docente titular aposentada da UFC e pesquisadora 1A do CNPq (Foto: Ribamar Neto/UFC)A primeira temporada do programa Conversa com Cientista chega ao fim nesta terça-feira (5), apresentando a trajetória da Profª Eunice Maia de Andrade, docente titular aposentada da Universidade Federal do Ceará e pesquisadora 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A professora desenvolve pesquisas voltadas para o semiárido, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrologia de regiões semiáridas, sustentabilidade do capital natural, qualidade das águas, conservação de solo e água no semiárido, fluxo e estoque de carbono na caatinga. Foi editora-chefe da Revista Ciência Agronômica, no período de 2003 a 2012, e é líder do grupo de pesquisa Manejo de Água e Solo no Semiárido (MASSA).

Assista ao programa.

O Conversa com Cientista é uma produção da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional, através da UFCTV, e do Colégio de Estudos Avançados (CEA) da UFC. O programa exibe entrevistas em profundidade com pesquisadores que se destacam em suas áreas.

Na primeira edição, em setembro de 2018, o entrevistado foi o Prof. Antonio Gomes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC; em outubro, foi a vez do Prof. Aldo Ângelo Moreira Lima, da Faculdade de Medicina; em seguida, em novembro, a entrevistada foi a Profª Irlys Barreira, do Departamento de Ciências Sociais; em dezembro, a entrevista foi com o Prof. Francisco de Assis de Souza Filho, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental. A edição anterior do programa, em janeiro deste ano, foi com o Prof. Jorge Herbert Soares de Lira, pró-reitor-adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC e docente do Programa de Pós-Graduação em Matemática. Todas as edições podem ser vistas no canal da UFCTV no Youtube.