Processo seletivo de novos bolsistas do PRECE e do PACCE ocorre até esta sexta-feira (15)

Imagem: estudantes sentados conversando em uma sala de aula (Imagem: Divulgação/EIDEIA)Até esta sexta-feira (15), a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) da Universidade Federal do Ceará realiza a seleção de bolsistas de dois de seus programas. No Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, 150 candidatos participam da seleção do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), enquanto na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), no Campus do Benfica, o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) seleciona seus bolsistas em meio a 250 candidatos.

Estimular as habilidades sociais dos indivíduos é fundamental ao desenvolvimento de metodologias cooperativas de ensino, um dos cinco pilares da aprendizagem cooperativa. Essa é uma das ideias defendidas durante o processo seletivo de novos bolsistas do PACCE. A seleção também promove discussão sobre marco lógico, que se caracteriza como um modo dinâmico de construir um projeto de célula, principal foco dos bolsistas novatos.

Considerada como um "treinamento" para a elaboração das células estudantis, a oficina de marco lógico é construída a partir de cinco elementos: problema, objetivos gerais e específicos, indicadores de resultados, meios de verificação e atividades. Para que os candidatos possam realizar a construção do marco lógico de forma correta, o próprio site do PACCE fornece arquivos que explicam cada um dos tópicos que devem ser preenchidos.

PRECE – Já a seleção ao PRECE tem estimulado o trabalho em equipe com vistas a apresentar competências ligadas à aprendizagem cooperativa, a exemplo da responsabilidade individual e de habilidades sociais, como defendido pelo Prof. Hérmison Bezerra, da rede estadual de ensino, na ocasião.

Para o professor, competências como responsabilidade individual, habilidades sociais e capacidade de avaliação do desempenho do grupo são partes fundamentais para que o trabalho em equipe possa ser executado com excelência. "Trabalhar com os outros é muito importante para aprender a conviver em sociedade", considerou.

A interação promotora, como competência ligada à aprendizagem cooperativa, torna-se ponto fundamental para o trabalho em equipe. "O êxito coletivo dos integrantes é alcançado apenas quando passam a se preocupar com os companheiros, sabendo que precisam do trabalho do outro para que o projeto em questão flua bem", avaliou. O palestrante ainda destacou que a prática das competências é determinante para o sucesso coletivo, uma vez que há a percepção de mudanças internas.

Hérmison argumentou que, para o entendimento genuíno da importância do trabalho em equipe, são necessárias vivências coletivas e relatos de experiências. Dessa forma, o compartilhamento se apresenta de modo natural, enfocando a cooperação como item primordial para o sucesso do trabalho em equipe.

Em um dos momentos do processo seletivo, o Prof. Manoel Andrade, coordenador do PRECE, apresentou a história, os pilares e as premissas do programa. Integrantes do PRECE também apresentaram informações sobre a terceira fase do processo de seleção de bolsistas, constituído por um curso de formação em aprendizagem cooperativa, previsto para março de 2019. A capacitação será destinada prioritariamente aos alunos de cursos de graduação presencial da UFC, mas também poderão participar professores do ensino superior e da educação básica.

Mais informações são obtidas pelos telefones (85) 3366 9218 e 3366 9444.

Fontes: Projeto Comunicação do PRECE – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; PACCE – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.