Procurar no portal

Aula inaugural do Mestrado em Computação em Quixadá ocorre nesta quarta-feira (20)

Imagem: Alessandro Garcia é professor da PUC-Rio e bolsista de produtividade nível 1C do CNPQ (Foto: Divulgação)O Programa de Pós-Graduação em Computação (PCOMP) da Universidade Federal do Ceará em Quixadá realiza, nesta quarta-feira (20), aula inaugural da primeira turma do curso de mestrado. Com o tema "Desafios em pesquisa em engenharia de software: como construir uma rede de colaboração", a aula será ministrada por Alessandro Garcia, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

A atividade ocorrerá às 15h30min, na sala multiuso, no bloco 2 do Campus de Quixadá (Av. José de Freitas Queiroz, 5003, Cedro). O evento é gratuito e aberto ao público.

Alessandro Garcia é bolsista de produtividade nível 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui doutorado em Informática pela PUC-Rio, mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá.

Lidera o grupo de pesquisa Opus, do Laboratório de Engenharia de Software da PUC-Rio. Atuou como professor assistente na Universidade de Lancaster (Inglaterra) de 2005 a 2009. É membro do corpo editorial da revista IEE Transactions on Software Engineering e do Journal of Systems and Software, e é coeditor do periódico Software Engineering Development and Research.

MESTRADOPrimeiro mestrado do Campus da UFC em Quixadá, o curso foi aprovado em outubro de 2018 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa conta com três linhas de pesquisa: Algoritmos e Teoria da Computação, Engenharia de Software e Metodologias, e Sistemas de Computação.

O curso é diurno, com duração de dois anos. A seleção da primeira turma contou com 109 candidatos inscritos, dos quais 53 foram considerados aptos. Destes, 17 foram selecionados e já estão matriculados.

Mais informações estão no site do PCOMP.

Fonte: Prof. Arthur Callado, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFC em Quixadá ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300