Agência de Estágios atinge recorde de 11.708 termos de compromisso em 2018

Imagem: Foto de estudantes sendo atendidos na Agência de Estágios (duas estudantes estão sentadas em frente a servidores que estão sentados com computadores nas suas mesas)No ano em que celebra seus 50 anos, a Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da Universidade Federal do Ceará ganhou mais um bom motivo para comemorar: a Agência de Estágios da UFC, ligada à PREX, formalizou 11.708 termos de compromisso no ano passado, superando significativamente os resultados dos anos anteriores. O ano de 2017, que contava até então com o melhor desempenho, tinha registrado 10.743 termos de compromisso de estágio assumidos pela UFC.

Outro número de 2018 que merece destaque é o de convênios para fins de estágio vigentes. Foram formalizados 417 novos convênios, que, somados aos já vigentes, totalizam 1.463.

Segundo o reitor da UFC, Henry Campos, essa é uma das áreas prioritárias da gestão da Universidade. Nos últimos anos, foram feitos investimentos em equipamentos, em sistemas informatizados e no aumento do quadro de servidores da Agência de Estágios. "Já em 2015, tivemos o primeiro indicativo de que estávamos no caminho certo. Fomos o 1° lugar regional e o 3° nacional na categoria Instituição de Ensino Superior Destaque no Prêmio IEL de Estágio. Ao longo dos anos, outros resultados foram obtidos, e a UFC passou de 6.364 estágios, em 2014, para 11.708, no ano de 2018", comemora.

O reitor associa esse resultado ao desempenho crescente da UFC em diferentes rankings nacionais e internacionais. "Esse crescimento aumenta a credibilidade da Instituição e, consequentemente, de seu corpo docente e discente na sociedade, fazendo com que as empresas privadas e as instituições públicas recorram à UFC quando desejam contratar os melhores estagiários", afirma.

Para a pró-reitora de Extensão, Márcia Machado, um dos principais eixos estratégicos definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFC 2018-2022 é o engajamento social. Por isso, "os estagiários que saem da Universidade para as instituições levam consigo novos conhecimentos e tecnologias, difundindo-os em nossa sociedade. Para os estudantes, o estágio é uma oportunidade de ingressar num mercado tão concorrido como o atual, razão pela qual a equipe da Agência de Estágios tem direcionado esforços para a celebração de novos convênios e para a busca de vagas", explica.

Atualmente, a agência conta com a coordenação do Prof. Rogério Mâsih, que também é pró-reitor-adjunto da PREX; direção de José Carlos Vasconcelos Mendes e participação dos servidores Rafaela dos Reis Rodrigues, Rebecca Lustosa Lira, Yuri Jerônimo Moreira e José Flávio Vasconcelos Alves.

O setor tem ainda a colaboração dos bolsistas Sâmia Sampaio Santos (Letras-Libras), Danila Dias Cordeiro (Psicologia), Iuri Araújo Abreu (Engenharia Metalúrgica), Petherson Silva Mendes (Educação Física), Bruna Costa do Nascimento (Letras-Português), Suellen Ribeiro de Araújo (Finanças), Patrick Allyson Gomes (Design-Moda), Filipe Nunes Santos Mota (Engenharia Metalúrgica) e Yuri Braga da Rocha (Engenharia de Produção Mecânica).

Os estudantes podem entrar em contato com a Agência de Estágios da UFC pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo WhatsApp (85 99646 0170). Mais informações estão no site da agência.

Fonte: Prof. Rogério Mâsih, coordenador da Agência de Estágios da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.