IEFES realiza avaliações de pré-temporada das categorias de base do Fortaleza Esporte Clube

Imagem: Foto de jogadores de futebol treinando em campoO Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano (GPBMH), vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará, realizou, de 11 a 12 deste mês, avaliações de pré-temporada das categorias de base do Fortaleza Esporte Clube. Ao todo participaram 23 atletas, através do programa de extensão Monitoramento da Carga de Treino e Competição nos Esportes Coletivos.

O programa visa melhorar a qualidade dos treinos e, consequentemente, o desempenho dos atletas. As avaliações realizadas servem para analisar parâmetros ligados à capacidade musculoesquelética, como performance muscular (contramovimento jump), capacidade aeróbia, potência anaeróbia, velocidade e medidas antropométricas.

Conduziram as atividades os professores Alexandre Medeiros, Cláudio Assumpção e Mário Simim, o preparador físico Kelmo Bonatto e os alunos extensionistas do GPBMH. O programa de extensão Monitoramento da Carga de Treino e Competição nos Esportes Coletivos funciona desde janeiro de 2018, desenvolvendo atividades de consultoria, avaliação e monitoramento de atletas.

Em janeiro, a equipe de futebol profissional do Fortaleza Esporte Clube também foi avaliada pela UFC, através do programa de extensão Liga de Fisioterapia Esportiva (LIFE).

Fonte: Alexandre Medeiros, docente do Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano – fone: 85 3366 9533