Divulgada relação de candidatos inscritos em Banco de Suplentes

Imagem: As possíveis convocações de suplentes têm início nesta sexta-feira (22)A Coordenação do SISU na Universidade Federal do Ceará divulga a relação de todos os candidatos não classificados em Lista de Espera que se inscreveram no Banco de Suplentes, no período de 11 a 14 de fevereiro. Os estudantes listados poderão ser chamados a assumir vagas decorrentes de eventuais desistências formalizadas e cancelamentos de matrícula.

As possíveis convocações têm início nesta sexta-feira (22), seguindo o cronograma informado no Edital nº 05/2019. Caso haja vaga no sistema nas datas determinadas no edital, a convocação será publicada no site do SISU na UFC, no horário previsto de 15h.

O suplente convocado terá até três dias úteis, a serem contados a partir do dia seguinte à convocação, para ativar matrícula na coordenação de curso. O não comparecimento dentro desse prazo implicará a perda do direito à vaga, que poderá ser ofertada a outro candidato suplente na convocação seguinte.

SEMESTRE DE INGRESSO – O documento de convocação informará o semestre de ingresso de cada candidato. Ingressantes no primeiro semestre estão dispensados da confirmação presencial de matrícula. Já os ingressantes no segundo semestre deverão obrigatoriamente fazer a confirmação presencial de matrícula, na coordenação de curso, nos dias 24 ou 25 de julho.

Entretanto, é importante lembrar que, se o curso possuir também entrada no primeiro semestre, poderá haver remanejamento de candidatos do segundo semestre para o primeiro semestre após cada convocação subsequente, com atualização do resultado de matrícula neste site. Os candidatos remanejados serão informados também por e-mail.

COTISTAS – Candidato a vaga de cota terá sua documentação comprobatória analisada somente se convocado. É importante destacar que, se convocado e ingressante no primeiro semestre, deverá iniciar suas atividades letivas normalmente, pois estará liminarmente matriculado até o resultado definitivo da análise de cota.

Se, mesmo após o período de regularização/recurso, sua documentação permanecer indeferida, o candidato perderá o direito à vaga, que poderá ser ocupada por outro suplente na convocação subsequente.

PCD – Candidato à cota específica para pessoa com deficiência (PCD) passará obrigatoriamente por entrevista com comissão multiprofissional para comprovar o direito à vaga.

LEGISLAÇÃO – Por lei, os candidatos cotistas concorrem também na Ampla Concorrência (AC), segundo prevê a Portaria Normativa nº 18/2012, do governo federal. Desse modo, cotistas podem ser chamados tanto para vagas de cota quanto para vagas de Ampla Concorrência, desde que tenham nota suficiente para tal, já que a Lista de Espera de AC unifica cotistas e não cotistas pela classificação da nota no ENEM.

A mesma portaria e também a Portaria nº 9/2017 definem que, em caso de não preenchimento das vagas reservadas a uma determinada cota, elas são remanejadas para outras cotas.

CRONOGRAMA DE CONVOCAÇÃO DE SUPLENTES
Dias 22 de fevereiro, 8, 15 e 22 de março de 2019: datas das convocações de suplentes (caso haja vagas) para ocupação em primeiro e segundo semestres.

Dias 2, 9, 16, 23 e 30 de agosto de 2019: datas das convocações de suplentes (caso haja vagas) para ocupação no segundo semestre.