Docentes e estudantes de pós-graduação debatem projetos do Ceará 2050

Imagem: Seminário congregou comunidade acadêmica da UFC e integrantes do Governo do Estado (Foto: Viktor Braga/UFC)Professores e estudantes dos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Ceará se reuniram, na manhã desta quarta-feira (27), no Centro de Convivência do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, para discutir o futuro do Estado. O evento, realizado no âmbito da Plataforma de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050, dividiu os participantes em 17 grupos para debater os projetos considerados prioritários para o Ceará.

O integrante da coordenação do Ceará 2050, Expedito Parente Júnior, explicou que o encontro teve o objetivo de fortalecer a presença da UFC na plataforma, promovendo a integração entre os projetos desenvolvidos pela Universidade e os pensados para o futuro do Ceará.

Na abertura do encontro, o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, ressaltou a "satisfação e a importância" do evento. "Hoje é um dos pontos altos desse processo, é o momento em que vamos tentar nos aproximar e identificar os projetos e os desafios colocados no projeto como temas prioritários", destacou. Para ele, este é o momento para transformar a UFC, trazendo "para a sala de aula os desafios da nossa comunidade".

O coordenador do Ceará 2050, Prof. Barros Neto, do Centro de Tecnologia da UFC, fez uma breve apresentação da Plataforma Ceará 2050, mencionando as etapas já realizadas e as que ainda estão em fase de execução. Segundo ele, a plataforma foi pensada como política pública para o Estado do Ceará em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, territorial e institucional.

Veja outras imagens do seminário no Flickr da UFC

Lançado em outubro de 2017, o Ceará 2050 já concluiu três das cinco etapas previstas: diagnóstico dos últimos 30 anos do Estado; análise externa, com identificação de tendências e construção de cenários; e visão de futuro e construção dos objetivos estratégicos. Agora, a plataforma está na fase de construção de portfólio, com a discussão dos projetos estratégicos, como explicou o Prof. Barros Neto.

Após essa fase, os projetos serão consolidados e apresentados a partir de uma governança compartilhada. "Esse projeto não é exclusivamente do Governo do Estado. Ele vai ter ações do governo, mas existirão ações da universidade, não só da UFC, mas das outras instituições de ensino superior. Há coisas que vão ser da iniciativa privada. Então, ele é um plano de Estado, não é um plano de governo", apontou.

Representando o Governo do Estado, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, parabenizou a iniciativa. "Foi muita sabedoria do Governo do Estado dImagem: Grupos se reúnem para discutir áreas estratégicas para o Estadoo Ceará convidar a UFC para tomar a dianteira de uma proposta ousada no Brasil, porque preparar um bom diagnóstico e pensar o seu estado 30 anos adiante não é tarefa que eu perceba que esteja sendo pelo menos pensada por algum estado brasileiro", comentou.

Após esse primeiro momento, os participantes se dividiram em 17 grupos. A ideia foi que cada participante pudesse, de acordo com a área de pesquisa, contribuir com o que está sendo pensado para o futuro do Estado nos 17 projetos considerados estratégicos para o Ceará 2050.

Confira o resultado dos grupos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331