Procurar no portal

Alunos e professores apresentam sugestões de ações para o Ceará 2050

Imagem: Grupos se reuniram no Centro de Convivência do Campus do Pici para discutir o futuro do Estado (Foto: Viktor Braga/UFC)Alunos e professores dos diversos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Ceará expuseram pesquisas que vêm sendo desenvolvidas na Instituição que podem vir a ser trabalhadas pela gestão pública na elaboração de estratégias para o desenvolvimento do Estado. Além disso, em grupos, os diversos participantes do encontro que discutiu a Plataforma de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050, realizado na manhã desta quarta-feira (27) no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, apresentaram sugestões de ações para cada um dos projetos considerados estratégicos dentro da plataforma.

A necessidade de uma maior comunicação da academia com o mercado e com o poder público esteve presente na maior parte das apresentações do grupo, e trata-se de um dos objetivos do Ceará 2050. Entre as propostas citadas, a de garantir segurança hídrica para o Estado por meio de processo de dessalinização foi lembrada por mais de um grupo, assim como ações de reúso da água.

A segurança energética foi outro ponto destacado. O grupo responsável pelo tema apontou a importância da continuidade de estudos de energia maremotriz (das marés) e da produção de biogás. Destaque na produção de energia eólica, o Ceará precisa realizar um zoneamento de áreas possíveis para a produção de energia renováveis, conforme o grupo, para evitar parques industriais, por exemplo, em áreas de proteção ambiental e territórios indígenas.

No ramo da logística, foi reforçada a necessidade de integração entre os diversos modais de transporte: aeroviário, ferroviário, hidroviário e rodoviário. Discutiu-se ainda a inclusão de bicicletas como um modal de transporte, no sentido de incentivar o investimento em ciclofaixas em áreas urbanas.

Veja outras imagens do seminário no Flickr da UFC

Imagem: Grupos se reuniram no Centro de Convivência do Campus do Pici para discutir o futuro do Estado (Foto: Viktor Braga/UFC)A pesquisa e a utilização de plantas nativas para o desenvolvimento sustentável foram identificadas como propostas para o setor agropecuário, assim como o melhoramento de espécies de interesse agroeconômico. O desenvolvimento do agronegócio na Região Metropolitana de Fortaleza também foi citado como um possível fator de reforço da segurança alimentar no Estado.

O grupo que discutiu a economia do mar sugeriu ainda o investimento no cultivo de macroalgas no Ceará, insumo de grande valor comercial, com utilização não somente na dieta alimentar, como em rações animais, adubos e cosméticos. O Brasil hoje importa essas macroalgas e, segundo o grupo, o Ceará tem clima, mar e condições ambientais para o seu cultivo.

A carência no Estado de um sistema integrado de informações sobre os pacientes em hospitais e clínicas foi outro ponto ressaltado na apresentação. Esse sistema facilitaria o atendimento nos diversos equipamentos públicos de atenção à saúde, conforme o grupo responsável pelo tema, o qual relatou ainda que diversas pesquisas e projetos hoje em andamento na UFC já poderiam ser aproveitadas pela gestão estadual na melhoria da saúde da população.

Os participantes se dividiram em 17 grupos, cada qual com um dos 17 temas considerados projetos estratégicos para o Ceará 2050: Educação Transformadora, Escolaridade Integral; Serviços Integrados de Excelência; Novos Incentivos, Novos Negócios; Pacto pela Defesa Social e Direitos Humanos; Economia Circular Sustentável; Segurança Hídrica; Indústria 4.0; Energia como Serviços e Negócios; Logística Avançada do Atlântico; Ceará para o Mundo; Desenvolvimento Agropecuário Sustentável; Economia do Mar; Ciência e Tecnologia; Saúde como Serviços e Negócios; Desenvolvimento Humano; Economia Criativa; Gás para Desenvolver.

Imagem: Grupos se reuniram no Centro de Convivência do Campus do Pici para discutir o futuro do Estado (Foto: Viktor Braga/UFC)Para o coordenador do Ceará 2050, Prof. Barros Neto, do Centro de Tecnologia da UFC, o resultado das contribuições dos grupos foi excelente, com grande participação das diversas áreas da UFC. "Agora vamos pegar todo o material que foi desenvolvido e vamos tentar fazer as ligações: se o projeto se encaixa e como essa ação pode entrar dentro do Ceará 2050. Ou, mesmo que ela não entre especificamente dentro do projeto, como ela poderá ficar no radar para ser um projeto que suporte ações dentro da plataforma", explica. Formulários serão enviados aos programas de pós-graduação da UFC para que novas sugestões possam ser cadastradas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300