Alunos de Engenharia Civil da UFC em Russas publicam artigos em congresso internacional

Imagem: Foto dos dois alunos do Campus de RussasOs estudantes de Engenharia Civil do Campus da UFC em Russas Emanuel Araújo e Tallis Maia publicaram trabalhos no 2º Congresso de Ensaios e Experimentação em Engenharia Civil ‒ TEST&E 2019. A iniciativa teve como tema principal "Monitorizar e preservar" e foi realizada de 19 a 21 de fevereiro, em Porto (Portugal).

O Congresso é uma realização da Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal (RELACRE), do Instituto Superior Técnico (IST ‒ Universidade de Lisboa) e do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

Ambos pesquisadores do Laboratório de Reabilitação e Durabilidade das Construções (LAREB) do Campus de Russas, os alunos participaram do desenvolvimento dos artigos "Caracterização da influência da relação água-cimento nas propriedades do concreto permeável" e "Monitoramento não destrutivo da evolução do potencial de corrosão em estrutura steel frame", sob orientação do Prof. Esequiel Mesquita, coordenador do LAREB.

O LAREB tem foco no estudo da durabilidade das construções, de técnicas de reabilitação e do patrimônio histórico brasileiro, investigando tanto as propriedades e o comportamento dos materiais usados na construção quanto a vulnerabilidade estrutural de edificações históricas cearenses. Para isso, utiliza-se da caracterização não destrutiva, um conjunto de técnicas de engenharia que permite a realização de testes sem danos a esses prédios.

Fonte: Prof. Esequiel Mesquita, coordenador do LAREB ‒ fone: 88 3411 9214