Agência UFC: como abelhas distinguem flores de diferentes tipos de meloeiro

Imagem: Abelha coletando néctar de uma flor de um meloeiro do tipo cantaloupe (Foto: Grupo de Pesquisas com Abelha)A maioria das plantas cultivadas pelos seres humanos depende da polinização (realizada principalmente por abelhas) para produzir ou aumentar a produção de seus frutos. Em geral, as pesquisas sobre o tema assumem que os diversos tipos, variedades e híbridos agronômicos de uma espécie cultivada são igualmente atrativos para os insetos polinizadores.

Porém, pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) descobriram que as abelhas africanizadas utilizadas na polinização do meloeiro não apenas usam o odor das flores para distinguir diferentes tipos dessa cultura, mas apresentam preferência por visitar flores de certos tipos de melão em detrimento de outros.

Como a quantidade de visitas feitas pelas abelhas tem influência direta na produção de frutos, os resultados da pesquisa abrem nova perspectiva no desenvolvimento de variedades mais atraentes para os polinizadores. Veja a matéria completa no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: 85 3366 7331