Semana de Castração e Vacinação de Animais Abandonados na UFC segue até sexta-feira (15)

Imagem: Foto da aluna Thaise com um cachorro no Campus do PiciA II Semana de Castração e Vacinação de Animais Abandonados na Universidade Federal do Ceará será realizada no período de 11 a 15 de março, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. A iniciativa faz parte das ações da Comissão de Políticas de Manejo Integrado de Animais Abandonados da UFC (CPMIAA), ligada ao Comitê de Gestão Ambiental.

A semana conta com a parceria do VETMÓVEL, da Prefeitura de Fortaleza, e organização do grupo Animais UFC, da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental da UFC e da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra).

Para essa atividade o Animais UFC já inscreveu 100 voluntários, entre estudantes e servidores, que se dividirão em tarefas como captura dos animais para vacinação e castração; cuidados pré-operatórios e pós-operatórios.

A CPMIAA tem realizado reuniões periódicas para desenvolver estratégias de atuação buscando a solução dos problemas relacionados ao abandono de cães e gatos nos campi da UFC. As reuniões da CPMIAA contam com a participação dos grupos de protetores de animais de todos os campi e representantes de diversos setores da Universidade.

Entre as ações já realizadas estão o mapeamento e o censo dos animais abandonados no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra; o projeto das Ilhas de Alimentação nos Campi do Pici e do Benfica para disciplinar a alimentação aos animais abandonados; e a I Semana de Castração e Vacinação de Animais Abandonados na UFC.

PROTETORES – No Campus do Benfica, o grupo União Felina Consciente desenvolve diversas atividades que vão da realização de bazares para arrecadação de alimentos e remédios até o atendimento na rede veterinária dos animais doentes. Atualmente o grupo está em campanha visando arrecadar remédios e inscrever voluntários para atuação nos projetos a serem executados neste ano.

Mais informações com Taíse Praxedes, do grupo Animais UFC, pelo telefone (85) 98907 9977 e e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou com a Prefeitura Especial de Gestão Ambiental, pelo fone (85) 3366 7896.

Fonte: Geovany Torres, diretor da Divisão de Educação Ambiental da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental/UFC Infra – fone 85 3366 7896