Agência UFC: o drama da violência sob o olhar das mães de jovens assassinados

Imagem: Mulheres de costas, abraçadas, formando uma espécie de cordão humano (Foto: Rosilene Miliotti/FASE)Uma pesquisa desenvolvida no Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará parte do depoimento de dezenas de mães de jovens assassinados em Fortaleza e Região Metropolitana para melhor compreender o fenômeno da violência urbana.

O objetivo é analisar a destruição dos vínculos de parentesco por causa das mortes violentas. A avaliação é que a compreensão do ponto de vista das mães sobre a história dos filhos contém fatores fundamentais relacionados à dinâmica das mortes, constituindo uma rica fonte de informações que pode embasar a formulação de políticas públicas.

Até o momento, foram entrevistadas em profundidade cerca de 30 mulheres de diferentes perfis e de várias áreas socialmente vulneráveis da Grande Fortaleza. A matéria completa está disponível no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade, e também na edição de fevereiro/março do Jornal da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: 85 3366 7331