Curso de Gastronomia é avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação

Foto: Pratos de comidaO Curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará foi avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Nos dias 25 e 26 de fevereiro, a comissão de avaliadores do ministério realizou visita ao curso e emitiu conceito 5, posicionando-o no patamar de excelência no ensino.

A graduação em Gastronomia, que funciona no Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, iniciou suas atividades em fevereiro de 2010. De lá para cá, formou 78 profissionais, que atuam hoje como professores (em escolas profissionalizantes e em instituições de ensino superior), gerentes, supervisores de controle de qualidade, chefs de cozinha, empreendedores e em outros cargos no segmento da hotelaria e áreas afins.

Trata-se de um bacharelado interdisciplinar com oito semestres de duração, que oferta 50 vagas anuais, com entrada única no primeiro semestre do ano letivo. Em 2013, foi reconhecido pelo MEC com nota 3.

"Essa nova avaliação representa a qualidade que estamos construindo com as pesquisas desenvolvidas, as publicações científicas e a evolução do projeto político-pedagógico (PPC)", analisa a coordenadora do curso, Eveline de Alencar. De acordo com ela, o PPC está passando por reformulação "a fim de se adequar às necessidades que a sociedade vem demonstrando, como, por exemplo, a formação para o ensino em gastronomia e a curricularização da extensão – bastante forte no curso – e também o fortalecimento da pesquisa".

A professora atribui o bom resultado na avaliação do MEC à melhoria nas instalações físicas do curso, à reestruturação do PPC, à formação e qualificação dos professores e servidores e ao apoio da direção e coordenação acadêmica do ICA. No ano passado, foram entregues ao curso os laboratórios de Panificação, de Confeitaria, de Análise Sensorial de Alimentos e Bebidas e dois de Cozinha Quente.

O Curso de Gastronomia tem grade curricular que totaliza 2.240 horas, sendo metade delas composta por aulas práticas. Nessa carga horária, o aluno estuda conteúdos relacionados a manejo alimentício, gestão ambiental e microbiologia, além de realizar intercâmbio com outras áreas, por meio de disciplinas de ética, gestão de pessoas, sociologia, ambientação e design, legislação e química.

O bacharelado em Gastronomia já havia sido avaliado com conceito máximo pelo Guia do Estudante em sua edição de 2019, juntamente com outros 12 cursos da UFC. O Guia é uma publicação da Editora Abril que analisa os cursos de graduação das universidades e faculdades brasileiras.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 85 3366 7938