Parceria com o CNPEM oferta 90 vagas para Curso de Espectroscopia de Absorção de Raio X

Imagem: O LNLS está construindo o Sirius, uma fonte de luz sincrotron de quarta geração, planejada para ser uma das mais avançadas do mundo (Imagem: www.lnls.cnpem.br)O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Ceará e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) estão com inscrições abertas para o Curso de Capacitação em Espectroscopia de Absorção de Raio X, com oferta de 90 vagas.

A proposta do curso é formar usuários da nova fonte de luz síncrotron brasileira, denominada Sirius, um dos mais complexos projetos científicos do Brasil na atualidade. O Sirius está em fase final de desenvolvimento no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, do CNPEM, em São Paulo.

Leia mais: UFC e CNPEM assinam convênio de cooperação técnico-científica

O curso irá apresentar as características fundamentais das técnicas de espectroscopia de absorção de raio X, citando exemplos de como elas podem auxiliar na caracterização de materiais. Serão descritas, ainda, algumas das mais avançadas técnicas experimentais relacionadas à espectroscopia.

As vagas são destinadas a estudantes de mestrado, doutorado ou do último ano da graduação. A oportunidade é aberta também a profissionais de qualquer área do conhecimento envolvidos em atividades de pesquisa, ensino e inovação.

O curso será realizado de 18 a 26 de março, em Fortaleza. As inscrições devem ser feitas por formulário eletrônico, no site do CNPEM.

Fonte: Departamento de Física da UFC – fone: 85 3366 9903