Procurar no portal

Trajetória do PPGLetras é destacada em aula inaugural da Profª Angela Gutiérrez

Imagem: Profª Angela GutiérrezO Auditório José Albano, na área 1 do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Benfica, reuniu, na manhã desta sexta-feira (8), estudantes e professores para comemorar uma data especial: os 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) da UFC. Para marcar também o retorno às atividades letivas do semestre 2019.1, o PPGLetras recebeu sua primeira coordenadora, a Angela Gutiérrez, para ministrar a aula inaugural.

Com abertura conduzida pelo coordenador do Programa, Prof. Orlando Luiz de Araújo, o evento contou com as presenças do reitor da UFC, Prof. Henry Campos; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antonio Gomes, e da diretora em exercício do Centro de Humanidades, Profª Danyelle Nilin.

DIA EMBLEMÁTICO – Ao destacar a coincidência das comemorações do PPGLetras com o Dia Internacional da Mulher, a Profª Danyelle Nilin falou da satisfação em ver a Profª Angela Gutierrez como conferencista da aula inaugural. "É muito gratificante saber que neste ano a professora está na presidência da Academia Cearense de Letras e é muito emblemático também saber que, neste Centro, onde se discute muito as questões de gênero, há 30 anos uma mulher ocupou o cargo de coordenadora de um programa de pós-graduação", apontou.

"O caminhar exitoso" do PPGLetras foi destacado pelo Prof. Antonio Gomes, que lembrou a importância de celebrar as conquistas da UFC. "Há universidades centenárias e até milenares. Nossa pós-graduação e nossa pesquisa institucionalizada são muito jovens, as nossas universidades também. Esse é um aspecto que não podemos deixar de levar em conta porque a universidade brasileira é cobrada em demasia frente ao pouco tempo em que ela se institucionalizou. O momento aponta para a reflexão de que somos bastante jovens e, apesar disso, já fizemos muito", defendeu.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

BERÇO DE INTELIGÊNCIA – O reitor Henry Campos reforçou o sucesso do PPGLetras, destacando as contribuições dos que ajudaram a construir aquele programa. "A riqueza desse programa reflete a riqueza do Departamento de Letras: talvez uma das expressões mais fortes da universidade junto à sociedade. Precisamos falar de Moreira Campos e de tantos outros que fizeram desse um berço de inteligência, de cultura, e onde florescem tantos talentos", afirmou.

Imagem: Ao lado da diretora em exercício do CH, Danyelle Nilin, o reitor Henry Campos reforçou o sucesso do PPGLetras, destacando as contribuições dos que ajudaram a construir aquele programa (Foto: Viktor Braga/UFC)Sobre Angela Gutiérrez, o Prof. Henry Campos confessou ter muito orgulho "cada vez que a vejo falar, não só pelo brilhantismo e riqueza de sua oratória e de seu conhecimento, mas pela firmeza de suas posições".

Para apresentar a conferencista, a docente do Departamento de Letras Estrangeiras Maria Inês Pinheiro Cardoso tentou, numa "difícil tarefa", traçar uma "minibiobibliografia" de Angela Gutiérrez. Entre citações de obras e estudos empreendidos pela presidente da Academia Cearense de Letras, a ex-orientanda da Profª Angela fez questão de apontar aspectos que não podem ser registrados em formulários e escapam à Plataforma Lattes: a dedicação e a generosidade ilimitadas da primeira coordenadora do PPGLetras.

MEMÓRIA – Uma conferência já aclamada sobre Machado de Assis ou Jorge Luís Borges? A Profª Angela Gutiérrez poderia repetir apresentações de sucesso, mas destacou o dever em levar ao público a memória do processo que culminou com o surgimento do PPGLetras. "Posso dizer que o tempo percorrido desde o festivo dia da instalação do programa foi um piscar de olhos", confessou. Para encantamento dos presentes, Angela rememorou a solenidade que, há 30 anos, no mesmo auditório, reuniu os "mestres dos mestres" Moreira Campos e Artur Eduardo Benevides, e contou com a conferência "Por que ler Clarice?", da professora da Universidade de São Paulo (USP) Nádia Batell Gotlib.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC – fone: 85 3366 7618

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300